Desporto

Frente Atlântica acolhe conferência de ministros do Desporto do Conselho da Europa

  • Notícia

    Notícia

fib_pergola_foz_30jun_03.JPG

Filipa Brito

Portugal vai acolher, pela primeira vez, a conferência de ministros do Desporto do Conselho da Europa. Em 2024, a 18.ª edição do evento acontece nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

Após o anúncio, durante a edição deste ano, que decorre na Turquia, o gabinete do secretário de Estado da Juventude e do Desporto afirmou, em comunicado, que “a realização desta conferência em Portugal contribui para a afirmação internacional do desporto português”.

Para lá da conferência principal, a proposta para a realização do evento nos três municípios da Frente Atlântica integrará outras conferências e debates em torno de temas como “Proteção e Salvaguarda de Crianças e Jovens no Desporto”, “Igualdade de Género no Desporto” ou “Diplomacia Desportiva”.

A conferência de ministros do Desporto do Conselho da Europa realiza-se de dois em dois anos e junta representantes de 46 países membros do conselho, mas também do Canadá, Israel e Marrocos. No evento marcam ainda presença 36 entidades do comité consultivo.

“No ano dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos em Paris”, acrescenta o Governo, a conferência “permitirá escrever uma página histórica no Desporto nacional, europeu e internacional”.