Inovação

Fraunhofer promove criação de novas empresas em saúde, agricultura digital e inteligência artificial

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#dr_fraunhofer.jpg

#dr_fraunhofer

DR

Tem por nome “Ahead Portugal” e por inspiração o modelo alemão. O objetivo do programa é encontrar novas soluções tecnológicas nas áreas da saúde, agricultura digital ou inteligência artificial. No final, sairão da iniciativa da Fraunhofer empresas startup que vão desenvolver e implementar estas ideias de negócio.

O programa de empreendedorismo - avança o Jornal de Negócios - pretende aproveitar o conhecimento de 16 dos seus funcionários no centro Fraunhofer Portugal AICOS, no Porto, aliado às tecnologias que ali são desenvolvidas, para a criação de startups inovadoras.

Os inscritos, organizados em seis equipas, vão receber formação, treino e capacitação para, assim, ajudar na incubação de spin-offs com um modelo de negócio alicerçado nas tecnologias em saúde, agricultura digital e inteligência artificial que a empresa desenvolve.

O “Ahead Portugal” assume-se como um programa de transferência de tecnologia, empreendedorismo e inovação e vai “apresentar o potencial das tecnologias e dos colaboradores da Fraunhofer Portugal a potenciais investidores e empreendedores externos”, afirma a instituição.

O primeiro passo do programa é a realização, no final de janeiro, de um “bootcamp” (campo de treino), onde as equipas vão ser orientadas e treinadas por vários mentores e especialistas. Os projetos que dali saírem serão avaliados por um júri numa sessão em que os participantes terão que fazer “pitches” (apresentações) de forma a “vender” a solução tecnológica encontrada.

As duas melhores ideias de negócio serão acompanhadas de forma mais próxima ao longo de um ano, com vista à criação das startups que vão desenvolver e implementar as propostas.

A Fraunhofer Portugal nasceu no Porto em 2009, em resultado de uma parceria entre a alemã Fraunhofer-Gesellschaft, a Fundação para a Ciência e Tecnologia e a Universidade do Porto. No seu centro Fraunhofer Portugal AICOS trabalham 80 investigadores com competências na inteligência artificial, sistemas ciberfísicos, e design centrado no utilizador.