Cultura

Francisco Malheiro junta-se a Drew Klein na codireção do Teatro Municipal do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

CAPA_RIVOLI_1 2.jpg

O atual diretor executivo, Francisco Malheiro, assumirá, no início da nova temporada, a codireção das Artes Performativas da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, assegurando a gestão executiva. Esta solução garantirá a continuidade do modelo implementado no início de 2023, que, através de um concurso público internacional, trouxe o americano Drew Klein para a liderança artística do Teatro Municipal do Porto, do DDD – Festival Dias da Dança e do CAMPUS Paulo Cunha e Silva.

Francisco Malheiro é licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), pós-graduado em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Barcelona e mestre em Gestão Cultural pela HKU – Universidade das Artes de Utrecht. Foi produtor executivo no Serviço de Artes Performativas e coordenador-adjunto no Serviço de Imagem e Divulgação da Fundação de Serralves, assistente de programação no The Bluecoat Arts Centre (Liverpool, Reino Unido), gestor de projeto na Fundação da Juventude e produtor executivo na Fundação Ciência e Desenvolvimento. Inicia funções no Teatro Municipal do Porto em setembro de 2014, enquanto assistente de direção artística e, posteriormente, como coordenador artístico, tendo assumido a direção executiva da Direção de Artes Performativas da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M., em Julho de 2022.

A parceria entre Francisco Malheiro e Drew Klein representa uma fusão de competências e experiências, que promete dinamizar a atividade dos projetos dedicados às artes performativas e reforçar o compromisso do Município do Porto com a qualidade e a diversidade da oferta cultural. Como codiretor, Francisco Malheiro ficará responsável pela componente executiva, garantindo a continuidade e eficiência dos projetos desenvolvidos e programados pela Direção de Artes Performativas.

Drew Klein, por sua vez, assumirá, na globalidade, o plano artístico desta nova codireção, ficando responsável pela programação. Recorde-se que Klein foi escolhido através de concurso público internacional, lançado, em 2022, pela Ágora. Antes de se mudar para o Porto, foi responsável pela programação de performance do Contemporary Arts Center (CAC), em Cincinnati, Ohio (Estados Unidos da América), onde implementou a Black Box Performance Series e o festival anual interdisciplinar This Time Tomorrow. O trabalho do curador caracteriza-se por promover práticas de colaboração e intercâmbio cultural, tendo potenciado a apresentação, em estreia nos Estados Unidos da América, de vários artistas internacionais como Alice Ripoll/Cia REC ou Mithkal Alzghair, apresentados no DDD e TMP em temporadas anteriores, e fomentado colaborações com nomes como Kate MacIntosh, Ingri Fiksdal, Raquel André, entre outros.

A transição para a nova estrutura de codireção será efetivada nos próximos dias, garantindo a continuidade dos projetos em andamento.