Cultura

França distingue vereador da cultura

  • Notícia

    Notícia

Paulo Cunha e Silva, vereador da Cultura da Câmara do Porto recebeu ontem do Governo Francês a distinção de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras, numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho e que contou, entre outros, com a presença do embaixador de França, Jean-François Blarel e do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira.

Este título de promoção de personalidades estrangeiras é uma das principais distinções de entre as quatro ordens ministeriais da república francesa. A nomeação data de cinco de maio e tem a assinatura da ministra da Cultura e da Comunicação de França, Fleur Pellerin. A distinção atribuída pelo ministério francês da Cultura e da Comunicação marca a contribuição de Paulo Cunha e Silva ao serviço da cultura.

O embaixador de França, no seu discurso de homenagem, referiu o papel de Paulo Cunha e Silva na mudança da "paisagem cultural" da cidade do Porto. "Aqui a cultura tem os seus direitos com uma programação rica, diversificada, por vezes exigente, sem ser elitista, aberta aos outros, à cidade, ao pais e ao estrangeiro", sublinhou o diplomata.

Na sua intervenção, o vereador da cultura fez uma retrospetiva da sua vida, com especial incidência nas artes francesas, destacando livros e obras que influenciaram o seu percurso pelo mundo cultural.

Nos últimos dois anos, Paulo Cunha e Silva destacou as relações diplomáticas desenvolvidas com a cidade francesa de Bordéus, geminada com o Porto. Trouxe o Prémio Pritzker 2008, Jean Nouvel ao Fórum de Futuro 2014, entre outras personalidades, salientou a programação cinematográfica e de artes performativas do Teatro Municipal do Porto "muito atenta" a França.