Cultura

Fotógrafo Luís Ferreira Alves lança livro e exposição sobre Alentejo dos anos 50

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Uma coleção de 37 fotografias captadas, no final da década de 50, pelo, então, jovem fotógrafo Luís Ferreira Alves na região de Peroguarda, em Ferreira do Alentejo, deu origem a um livro e uma exposição. “Peroguarda 58/59” inaugurou no passado sábado, 26 de junho, na Casa da Arquitetura e contou com a presença do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, do vereador do Urbanismo, Espaço Público e Património, Pedro Baganha, do arquiteto Eduardo Souto de Moura, e da presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

As lavradeiras, muitos retratos da vida no campo e as extensas paisagens de um Alentejo de há seis décadas são algumas das imagens que estavam perdidas entre o portefólio de Luís Ferreira Alves.

“Não fora o acaso de uma pesquisa no meu caótico arquivo e certamente cairiam no esquecimento. Não são uma reportagem, também não são um trabalho de campo com fins específicos. Trouxeram até mim a memória de momentos exaltantes. São o testemunho dessa improvável explosão de afetos entre amigos da minha cidade (Porto) e uma aldeia alentejana mergulhada na pobreza”, explica o fotógrafo.

O portuense Luis Ferreira Alves é fotógrafo de arquitetura, trabalhando recorrentemente com nomes como Fernando Távora, Eduardo Souto de Moura ou Álvaro Siza Vieira. Em 2013, foi o primeiro fotógrafo a ser distinguido como Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos.

Foi precisamente Eduardo Souto de Moura quem elaborou o projeto expositivo que pode ser visitado na Casa da Arquitetura até ao dia 1 de agosto.