Urbanismo

Fórum para a Inclusão Social aborda as particularidades das ilhas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_ilha_belavista_03.jpg

Miguel Nogueira

As especificidades das ilhas do Porto vão estar no centro do debate no Fórum para a Inclusão Social, durante toda a manhã desta quarta-feira. Das singularidades urbanísticas à intervenção social, são vários os temas a abordar.

Pelo Centro de Congressos da Alfândega, onde na segunda-feira teve início o Fórum para a Inclusão Social, têm vindo a passar várias entidades e especialistas nacionais para debater questões como a inovação social nas cidades, a promoção da saúde em contexto escolar, ou o isolamento das pessoas idosas.

A manhã desta quarta-feira será inteiramente dedicada às ilhas do Porto. A abertura ficará a cargo da vice-presidente da empresa municipal Porto Vivo, SRU, Raquel Maia, seguindo-se duas apresentações subordinadas ao tema “Ilhas do Porto – projeto urbanístico singular”. A diretora de Habitação da Porto Vivo, SRU, Sofia Alves, dará uma perspetiva histórica com a comunicação “Revisitar as ilhas: génese e problemáticas”. Já Aitor Varea Oro, coordenador da atividade AIIA – ilhas do Porto na empresa municipal, abordará os “Modelos de intervenção integrados e seus desafios”.

O vereador das Finanças, Atividades Económicas e Fiscalização, Ricardo Valente, vai apresentar uma reflexão sobre “A importância do investimento público na reabilitação urbana: o caso das ilhas do Porto”, seguindo-se a intervenção de Pedro Baganha, vereador do Urbanismo e Espaço Público, sobre o “Projeto integrado ‘ilhas da Lomba’.”

O encerramento desta manhã do Fórum para a Inclusão Social dedicada às ilhas do Porto será marcado pela apresentação do livro “Ilhas do Porto: reabilitar para incluir”, a cargo de Pedro Baganha e Aitor Varea Oro. A obra sistematiza toda a atuação integrada ao nível das estratégias específicas para a regeneração habitacional das ilhas do Porto.

O Fórum para a Inclusão Social marca a conclusão do programa AIIA – Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, promovido pelo Município do Porto para responder, de forma inovadora e experimental, aos problemas persistentes de assimetria socio-territorial decorrentes das dinâmicas contemporâneas de desenvolvimento urbano.

Consulte aqui o programa completo do Fórum para a Inclusão Social.