Cultura

Fórum do Futuro leva hoje utopias e perspetivas sobre o "ser negro" a Serralves

  • Notícia

    Notícia

#mno_CI_forum_futuro_08.jpg

Miguel Nogueira

O penúltimo dia do Fórum do Futuro é integralmente passado em

Serralves, que recebe uma exposição-performance de Eszter Salamon e duas sessões com os artistas Coco Fusco e Arthur Jafa.

O programa de hoje começa pelas 12 horas com Eszter Salamon, artista e performer galardoada neste ano com o prestigiante Evens Art Prize, que apresenta "Lores & Praxes (rituals of transformation)", da sua série MONUMENT. Apresentada até às 18 horas e também amanhã entre as 12 e as 18 horas, nas galerias do Museu de Serralves, esta exposição-performance conta com 10 performers vindos da África do Sul, Costa Rica, Inglaterra, Holanda, Hungria, Lituânia, Peru, Portugal e Singapura, que se entregam a uma transformação performativa de danças de guerra e de danças de resistência originárias de quatro continentes.

Ao fim da tarde, às 19 horas, a artista multidisciplinar e escritora cubano-americana Coco Fusco debate os confrontos entre a comunidade artística cubana e o governo de Cuba, que recentemente a impediu de entrar no país dias antes da abertura da Bienal de Havana. A conversa, intitulada "O insustentável peso da utopia", é moderada pela diretora académica da Escola Superior Artística do Porto, Eduarda Neves, e decorre na Biblioteca de Serralves.

A sexta-feira termina com Arthur Jafa, premiado neste ano com o Leão de Ouro para Melhor Artista na Bienal de Cinema de Veneza, que estará em conversa com o diretor do Museu de Serralves, Philippe Vergne, na sessão "Poder, Beleza, Alienação", às 21 horas. Com uma obra que recorrentemente questiona de que forma podem os meios visuais transmitir fielmente "o poder, a beleza e a alienação" intrínsecos de certas formas de música negra norte-americana, Jafa falará sobre os seus processos criativos e de como a produção cultural negra ainda hoje parte de um lugar espiritual e emocional carregado de dor e ausência de meios.

Amanhã, sábado, o filme de Arthur Jafa "Dreams are colder than death" é exibido no Cinema Trindade, às 16 horas, com entrada gratuita (levantamento de bilhetes no próprio dia e no máximo de dois por pessoa).

O Fórum do Futuro está a decorrer até 9 de novembro, entre o Rivoli, a Casa da Música, Serralves e o Cinema Trindade, e todas as sessões são de entrada livre,  mediante levantamento de bilhetes nos locais e no dia de cada sessão.

A programação completa pode ser consultada AQUI.