Cultura

Fórum do Futuro abre amanhã um programa gratuito até ao dia 10

José Caldeira

A 5.ª edição do Fórum do Futuro realiza-se entre 4 e 10 de novembro. Com início marcado para as 16 horas deste domingo, no Teatro Municipal Rivoli, promete criar um espaço público de reflexão sobre a manifestação do pensamento clássico na cultura contemporânea, sob o tema Ágora Club.

Tal como nas edições passadas, todas as atividades são de entrada gratuita mediante levantamento de bilhete, no dia e local de cada evento, até ao limite de dois por pessoa. A única exceção é o almoço-palestra de Vinzenz Brinkmann, a realizar na terça-feira na mala voadora. Para esta sessão, com almoço incluído e preço único de 5 euros, a admissão está limitada a 40 pessoas e sujeita a inscrição prévia através do email forumdofuturo@cm-porto.pt.

A maioria das restantes sessões do Fórum do Futuro são realizadas no Rivoli e, nesses casos, os bilhetes podem ser levantados entre as 13 e as 22 horas na bilheteira do teatro. Além dessa, a edição deste ano do Fórum apresenta também atividades em vários outros espaços da cidade, sendo que as bilheteiras funcionarão no dia de cada evento e no seguinte horário:

- "In the Mood for Frankie" de Trajal Harrell (dia 4, Ateneu Comercial do Porto): bilheteira aberta entre as 14,30 e as 21,30 horas;

- Hans-Thies Lehmann (dia 6, Palácio do Bolhão): bilheteira aberta das 10,30 às 12,30 e das 14,30 às 19 horas;

- Martin Crimp (dia 7, Teatro Carlos Alberto): bilheteira aberta entre as 14 e as 19 horas;

- Christian Boltanski (dia 8, Museu de Serralves): bilheteira aberta entre as 10 e as 19 horas;

- "What is democracy?", documentário de Astra Taylor (dia 9 , Cinema Trindade): bilheteira aberta das 14 às 19 horas;

- Harrison Birtwistle e Charlotte Higgins (dia 10, Casa da Música): bilheteira aberta entre as 9,30 e as 16 horas.

A performance "Metamorfoses de Ovídio", na mala voadora (dia 9), e a ação performativa contínua "Pathernon Marbles", de Alexandra Pirici, no Palácio da Bolsa (dias 7, 8 e 9 de novembro), serão de entrada livre, não sendo necessário o levantamento prévio de bilhete. No caso de "Parthenon Marbles", os interessados podem entrar e sair a qualquer momento, dentro do horário estabelecido; no tocante às "Metamorfoses de Ovídio", a performance é apresentada a partir das 23,30 horas, estando a última admissão marcada para as 00,40 horas.

O concerto de Candeleros, que encerrará esta edição do Fórum do Futuro, acontece às 23,30 horas do dia 10, sábado, no Café Rivoli, e será também de entrada livre.

O programa completo para a semana pode ser consultado em www.forumofthefuture.com.