Ambiente

Fórum do Ambiente reúne mais 200 participantes na procura de estratégias para cidades mais sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_aliados_amanhecer_01.jpg

Miguel Nogueira

Cerca de 200 técnicos e decisores de municípios de toda a Europa participam entre hoje e sexta-feira, 30 de abril, na reunião do Fórum do Ambiente da Rede Eurocities. O encontro é organizado em parceria pelas cidades do Porto e Guimarães e decorre, excecionalmente, em formato online face ao atual contexto pandémico.

Sob a temática “As Pessoas e o Planeta para uma transição verde” os participantes vão debater como poderá ser usado o pacote de recuperação económica no processo de transição para uma sociedade mais sustentável, mais justa e respeitadora dos limites ecológicos do Planeta, a partir das cidades.

No arranque do Fórum, o vice-presidente da Câmara do Porto e vereador do Ambiente, Filipe Araújo, enalteceu “o forte compromisso de diversas cidades europeias rumo à neutralidade carbónica, num combate exigente contra as alterações climáticas, que respeita a capacidade ecológica do Planeta, mas que tem de ser socialmente justo”. Por sua vez, o presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, desejou que este encontro “seja enriquecedor e inspirador, através do exemplo das práticas de cada uma das cidades, e que no final do mesmo saibamos ainda melhor o caminho a percorrer”.

O encontro conta com a participação dos investigadores Derk Loorbach, do DRIFT – Instituto de Investigação para a Transição, que irá trazer à discussão o conceito de gestão da transição para uma sociedade mais sustentável, e Katherine Richardon, do Centro de Ciência da Sustentabilidade da Universidade de Copenhaga, que vai abordar o tema dos limites do planeta.

Estas ideias servirão de mote ao debate político, no qual também participa Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara do Porto e chair do Fórum Ambiente do Eurocities, e Sofia Ferreira, vereadora da Câmara de Guimarães com o Pelouro do Ambiente. As intervenções serão no sentido de apurar de que modo as estratégias de recuperação das cidades podem ser usadas para trazer uma mudança real com impacto positivo na vida das pessoas, no ambiente e na economia, em vez de tentar regressar celeremente à situação pré-pandemia.

Durante o evento, as cidades coorganizadoras terão a oportunidade de partilhar com os seus congéneres europeus o trabalho que têm vindo a desenvolver nas áreas da economia circular, da ambição climática, das soluções inspiradas na natureza, entre outros.

O Fórum Ambiente do Eurocities é um encontro anual de partilha, colaboração e afirmação do papel fundamental das cidades na transição para a sustentabilidade junto da União Europeia. Recorde-se que o vice-presidente da Câmara do Porto é o presidente do Fórum do Ambiente da Rede Eurocities desde novembro de 2018 e que as cidades do Porto e Guimarães são dos membros mais ativos do Fórum, com Guimarães a assumir a copresidência de um dos Grupos de Trabalho, nomeadamente: “Áreas verdes e Biodiversidade”.

A Rede Eurocities agrega as principais cidades europeias e tem como principal missão partilhar conhecimento, permutar ideias e influenciar as instituições da União Europeia a dar a resposta adequada a assuntos que influenciam o dia-a-dia dos cidadãos europeus, através de legislação que permita aos governos locais abordar de forma efetiva vários desafios estratégicos ao nível local.