Proteção Civil

Forte agitação marítima deixa o Porto em alerta até quinta-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_alerta_agitacao_maritima_06.jpg

Filipa Brito

A forte agitação marítima prevista para esta quarta e quinta-feira deixa o Porto em estado de alerta. Avisos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) começam no amarelo às 6 horas de quarta-feira, passando a laranja durante o dia. Por precaução, serão estabelecidos perímetros de segurança nas avenidas de D. Carlos I, do Brasil e de Montevideu.

São esperadas ondas de noroeste com 4 a 5 metros entre as 6 e as 12 horas de amanhã, o que leva ao acionar de aviso amarelo. A situação agrava para aviso laranja válido entre as 12 horas de dia 16 e as 9 horas de dia 17, com a previsão de ondas de 5 a 6 metros.

A partir dessa hora, e até às 18 horas, o aviso desce novamente para amarelo, prevendo-se agitação marítima com ondas de noroeste com 4 a 5 metros. Face às previsões do IPMA, é expectável o aumento do risco de galgamentos costeiros durante os períodos de preia-mar, dificuldades com embarcações junto à costa e possíveis acidentes junto à costa e molhes existentes.

A Proteção Civil informa que, por precaução face ao agravamento das condições meteorológicas, serão estabelecidos perímetros de segurança para peões na Avenida de Dom Carlos I - na zona da barra do Douro - e à cota baixa na Av. do Brasil e Av. de Montevideu.

A circulação automóvel não irá ser interrompida, mas será efetuada monitorização da situação nos períodos coincidentes com as preia-mar (14,11 horas de dia 16 e 02,21 horas de dia 17).

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes. Desaconselha ainda o estacionamento de viaturas e a circulação de pessoas nas zonas junto a toda a orla marítima, assim como a prática de atividades relacionadas com o mar ou nas zonas costeiras, nomeadamente pesca desportiva e desportos náuticos.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número de telefone 225 073 700.