Mobilidade

Formulários de adesão ao "Sub13" e "Porto.13-15" estão disponíveis em todas as escolas do concelho

  • Notícia

    Notícia

#mno_transporte_escolar_01.jpg

Todas as escolas da cidade, públicas e privadas, estão a disponibilizar os formulários de adesão aos cartões Andante gratuitos "Sub13" e "Porto.13-15", este último passe exclusivo do Município do Porto.

A solicitação de emissão do cartão Andante "Sub13" avança, já neste mês de agosto, no Porto. Os formulários para requerer este título estão disponíveis nos mesmos agrupamentos e escolas que disponibilizam a adesão ao "Porto.13-15", podendo os alunos desses estabelecimentos de ensino requer o cartão na escola através do preenchimento do formulário "Sub13".

Crianças e jovens que estudem noutros estabelecimentos de ensino e que tenham morada fiscal no Município do Porto poderão dirigir-se ao Gabinete do Munícipe para requerer o "Sub13" ou, se tiverem idades compreendidas entre 13 e 15 anos, solicitar o Andante "Porto.13-15", devendo em ambos os casos apresentar comprovativo de morada.

Para as crianças e jovens que já sejam clientes Andante*, a solicitação da gratuitidade do passe "Sub13" deve ser realizada numa loja Andante, que efetuará a alteração do perfil de cliente.

O cartão Andante "Sub13", criado no âmbito do PART - Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos pela Área Metropolitana do Porto, tem um custo de emissão de 6 euros, e será válido todos os meses até ao limite de validade do cartão ou até ao mês em que o jovem perfaz 13 anos.

Recorde-se ainda que na cidade do Porto, Executivo e Assembleia Municipal decidiram ir além do Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos (PART), com a extensão da gratuitidade na faixa etária dos 13 aos 15 anos.

Assim nasceu o título "Porto.13-15", que desde o início deste mês de julho pode ser solicitado em todas as escolas do Município, públicas ou privadas, e ainda no Gabinete do Munícipe.

Contribuir para o aumento da procura do transporte público, numa franja da população propensa à adoção de novos hábitos de mobilidade, constitui a principal razão por detrás do investimento de cerca de 1 milhão de euros, assumido integralmente pela Câmara do Porto.

* serviço disponível brevemente