Sociedade

Formalizada entrega de cheques do Fundo de Apoio ao Associativismo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foram entregues, formalmente, os cheques relativos ao Fundo de Apoio ao Associativismo Portuense, que, na edição deste ano, atribui 875 mil euros.

A cerimónia pública decorreu na quarta-feira, no auditório Wilson Faria, pertencente à União Freguesias do Centro Histórico do Porto, e contou com a participação da vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.

Os 875 mil euros destinados à promoção da vivacidade do associativismo no Porto são uma verba "relevante para levar este desígnio conjunto de uma cidade que está determinada em trabalhar nesta relação de proximidade, confiança e reciprocidade, que, em muito, contribui para a coesão do seu tecido social, económico, cultural, desportivo, recreativo e ambiental", frisou Catarina Araújo.

Foram aprovados os contratos interadministrativos com as freguesias de Campanhã, Bonfim e Ramalde e as uniões de freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde e Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, num total de 34 projetos de coletividades abrangidas.

Criado em 2019, o Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo surgiu para "aprofundar modelos de apoio ao associativismo da cidade e incentivar a sua atividade e renovação". Em 2022, o Município transferiu para as freguesias/uniões de freguesia a competência pela implementação do programa, assim como a escolha dos projetos a apoiar.