Política

Forças Armadas marcam encontro com o público nos Aliados e na Praça D. João I

  • Notícia

    Notícia

O universo militar está instalado na Praça da Liberdade, Avenida dos Aliados e Praça D. João I. Nestes três locais, abre ao público nesta quarta-feira a demonstração das Atividades Militares Complementares, no âmbito das celebrações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Até domingo, há muito que explorar e o Porto. apresenta-lhe algumas sugestões, todas gratuitas.

Comecemos pela Praça da Liberdade, onde amanhã o presidente da Câmara preside às 10,30 horas à abertura desta demonstração de capacidades e meios militares. Acompanhado pelo Chefe de Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), general Artur Pina Monteiro, o autarca içará as bandeiras da Cidade do Porto, das Forças Armadas e dos seus três ramos - Exército, Marinha e Força Aérea. A alguns passos, a primeira tenda é da EMGFA, onde o público pode ficar com uma ideia global da intervenção militar junto da população. Sabia, por exemplo, que as Forças Armadas já realizaram este ano 48 buscas e salvamento marítimo ou transportaram 18 órgãos para transplante? Além de informação, nesta tenda fica à disposição dos visitantes o Livro de Honra.

A alguns metros, numa outra tenda de campanha, pode experimentar a Cadeira de Barany, simulador de desorientação espacial usada para testar as capacidades dos pilotos. A experiência é desaconselhada a quem sofre de vertigens ou outros problemas de saúde limitadores.

Perto do espaço-roteiro em que a Marinha expõe as suas capacidades e armamento, estão dois dos veículos que atraem sempre mais atenção: helicópteros e um F16. No cockpit, um piloto estará disposto a mostrar-lhe tudo.

Seguindo em direção à Avenida dos Aliados, e até já bem perto dos Paços do Concelho, há muito para experimentar. Há, por exemplo, uma tenda de circuito paintball. Ou há a possibilidade de ver por dentro os carros de combate (vulgo "tanques"), designadamente o LEOPARD 2, que figura entre o armamento militar mais moderno em termos mundiais.

Comandos, fuzileiros, paraquedistas, forças especiais? Estão todos representados nesta demonstração, onde se pode visitar, entre tantos equipamentos e tendas, a do Centro de Informação Geoespacial do Exército: literalmente, vai andar sobre a carta militar do Porto. Perceber a evolução da cidade entre 1947 e 2015 em registos cartográficos e imagens 3D são oportunidades neste espaço.

No meio deste cenário militar, sugere-se dar alguma atenção ao olfato e ir atrás do cheiro a pão quente. Isto porque da Padaria de Campanha vão sair fornadas de pizza e pão com chouriço.

Resta subir um pouco até à Praça D. João I. É aqui que está o tanque de mergulho da Marinha e uma torre de escalada e rapel. 

Estes são apenas alguns pontos de interesse de uma demonstração que abre o programa de celebração do Dia de Portugal, que este ano se realiza no Porto e em vários palcos. No 10 de Junho, sábado, as cerimónias oficiais, presididas pelo Presidente da República, decorrem junto ao mar, com parada e desfile militar nas avenidas de Montevideu e do Brasil.