Foram anunciados na Argentina os vencedores globais dos prémios Best Of Wine Tourism
Porto.
Notícia
Depois dos vencedores regionais, já são conhecidos os vencedores globais dos prémios Best Of Wine Tourism 2023. A sociedade de vinhos Quanta Terra, em Favaios, foi a distinguida na região do Douro e Porto e dos Vinhos Verdes.
O anúncio dos vencedores foi feito no encerramento da conferência anual da rede Great Wine Capitals, na noite de quinta-feira, em Mendoza, na Argentina. O Porto é um dos membros fundadores desta parceria, na qual representa as regiões dos vinhos do Douro e Porto e dos Vinhos Verdes. A vereadora do Turismo e da Internacionalização, Catarina Santos Cunha, e a diretora municipal de Turismo e Internacionalização, Fátima Santos, representaram a Câmara do Porto.
Este ano registaram-se 545 candidaturas aos prémios Best Of Wine Tourism, tendo sido atribuído uma distinção global por cada uma das cidades-membro da rede:
- Adelaide (Austrália) | Grapes for Good – Zoos SA
- Bilbao-Rioja (Espanha) | Marqués de Murrieta
- Bordeaux (França) | Château Fleur de Lisse
- Cape Town-Cape Winelands (África do Sul) | Weltevrede
- Lausanne (Suíça) | La Vigne Swiss Wine Therapy
- Mainz-Rheinhessen (Alemanha) | Rheingrün Hofgarten, Westhofen
- Mendoza (Argentina) | Anaia Wines
- Porto (Portugal) | Quanta Terra Douro
- San Francisco-Napa Valley (Estados Unidos) | PRESS Restaurants
- Verona (Itália) | Pieropan
- Valparaíso-Casablanca Valley (Chile) | Matetic Winery
“A Quanta Terra Douro oferece uma experiência única, na qual a arte contemporânea, o mundo rural, a gastronomia e a cultura enófila coexistem”, sublinhou a organização dos prémios Best of Wine Tourism. “Funcionando como adega, laboratório, centro de enoturismo e espaço cultural, a Quanta Terra Douro oferece aos visitantes a participação numa variedade de atividades”, acrescentava.
A Great Wine Capitals Global Network, fundada em 1999, é uma rede de cooperação internacional de cidades ligadas a regiões vinícolas de grande prestígio e reconhecimento internacional. A rede tem vindo a expandir-se com a integração de novos membros, sendo atualmente composta por 11 cidades e cerca de 44 regiões vinícolas: Adelaide (Austrália do Sul), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Cape Town-Cape Winelands (África do Sul), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), San Francisco-Napa Valley (Estados Unidos), Valparaíso-Casablanca Valley (Chile), Verona (Itália).
Esta rede desenvolve um conjunto de iniciativas que visam promover o desenvolvimento e prosperidade da indústria do vinho, comunidades e turismo em cada uma das cidades/regiões que integram a rede, através de intercâmbios e projetos conjuntos.
Promovem a excelência no enoturismo, facilitando a partilha de conhecimento e experiências, estimulando negócios e atuando como um veículo de colaboração em desafios e oportunidades dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.
Uma das atividades basilares da rede, realizada desde 2003, é o concurso anual Best of Wine Tourism que premeia empresas prestadoras de serviços de enoturismo pela excelência das suas instalações e serviços, em categorias como: alojamento, restaurantes vínicos, arquitetura e paisagem, arte e cultura, experiências inovadoras de enoturismo, serviços de enoturismo, e práticas sustentáveis em enoturismo.