Ambiente

Foram adjudicados 10 jazigos nos cemitérios do Prado do Repouso e de Agramonte

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_prado_repouso_01.jpg

Filipa Brito

Cerca de 20 licitantes marcaram presença na hasta pública promovida pelo Município do Porto para a concessão de uso privativo de jazigos do Cemitério do Prado do Repouso e do Cemitério de Agramonte. A sessão, realizada na sala da Assembleia Municipal, terminou com 10 adjudicações provisórias.

À hasta pública foram apresentados 40 jazigos divididos em igual número pelos dois cemitérios municipais, tendo sido divididos pelas seguintes tipologias: jazigo capela, jazigo subterrâneo e jazigo térreo.

Foram adjudicados provisoriamente 10 jazigos, sete dos quais no cemitério de Agramonte e três no cemitério do Prado do Repouso. As licitações oscilaram entre os 2.726,81 e os 32.254,31 euros, correspondendo este ao valor mais elevado de todos os jazigos apresentados a leilão.

Os 30 jazigos para os quais não foi apresentada nenhuma oferta, foram declarados atos desertos pelo presidente da comissão, pelo que todos os interessados, no prazo de um ano a contar do ato público, podem apresentar requerimento a solicitar a sua adjudicação por ajuste direto, nos termos do programa do procedimento.

Os cemitérios municipais do Porto mantêm uma atratividade grande, constituindo locais de interesse histórico e com valor patrimonial elevado, sendo, atualmente, os únicos cemitérios em Portugal a integrar a Rede Europeia de Cemitérios Históricos.