Ambiente

FoodLoop quer mudar o sistema alimentar da cidade e procura candidatos em sessão na UPTEC

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_dia_mundial_alimentacao_10.jpg

Filipa Brito

Na próxima quarta-feira, 15 de dezembro, às 17,30 horas, a UPTEC (Asprela) vai abrir portas para uma sessão de divulgação do concurso FoodLoop aos cidadãos e organizações interessadas.O FoodLoop é um concurso que procura ideias que mudem o panorama do sistema alimentar do Porto e que contribuam para a economia circular na cidade: menos desperdício alimentar, menos resíduos, na busca de um caminho mais sustentável e saudável.

O vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática da Câmara do Porto, Filipe Araújo, vai apresentar o enquadramento deste concurso na política de economia circular do Município e durante a sessão, três empresas modelo de economia circular vão, também, mostrar os seus projetos de negócio.

O concurso está aberto a propostas que contribuam para inovações em qualquer fase da cadeia de valor dos alimentos, incluindo: a produção, a distribuição, o transporte, a fase de consumo, o fim-de-vida, os resíduos alimentares e orgânicos produzidos e a sua valorização.

Até 21 de janeiro de 2022, o FoodLoop aceita candidaturas de projetos inovadores, cujos objetivos sejam a prevenção do desperdício alimentar e redução dos resíduos orgânicos no Porto.

O processo de candidatura é simples: basta aceder ao site do concurso, preencher o formulário online e remeter um pitch do projeto candidato. Todos podem ser candidatos, incluindo particulares, empresas, associações sem fins lucrativos ou instituições sociais.

Os 20 melhores projetos terão acesso a um bootcamp que apoiará o seu desenvolvimento, dos quais serão selecionados os 5 projetos com maior potencial para participar num programa de mentoria de 6 meses. Durante este período será promovida a identificação de fontes de financiamento e parcerias, bem como oportunidades de implementação prática da ideia/projeto.

A participação no evento é aberta, sendo apenas necessário o registo online. Veja aqui o vídeo do concurso. Em caso de dúvida durante o processo de candidatura e/ou sobre o potencial da sua ideia/solução, pode consultar o respetivo site ou entrar em contacto com a equipa do FoodLoop através do email foodloop@cityloops.eu

O FoodLoop é uma iniciativa da Câmara do Porto, com o apoio da consultora 3drivers e da IES-Social Business School.