Inovação

FoodLoop premeia projetos inovadores na área da economia circular

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A primeira edição do FoodLoop – Uma ideia alimenta a outra chegou ao fim depois de seis meses de mentoria facultada pelo IES – Social Business School. A apresentação dos projetos decorreu na UPTEC e premiou a ideia de António Ferreira, com "Simbiose Agricultura Indústria".

As equipas finalistas tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos, fruto da mentoria de seis meses facultada pelo IES – Social Business School. Personalizada e focada em cada um dos projetos vencedores do FoodLoop, a mentoria fez um diagnóstico de necessidades, um roadmap de implementação e desenvolvimento dos projetos e apoiou no desenvolvimento de modelos de negócio específicos.

Para além de um acompanhamento contínuo de cada um dos mentores, foram realizadas quatro masterclasses subordinadas aos temas "Fundos europeus e outros tipos de investimentos – área social", "Fundos europeus e outros tipos de investimentos – área ambiental", "Como elaborar candidaturas a fundos" e "Comunicação & Negociações".

No final da sessão e dos pitches de cada projeto, Susana Pinheiro, coordenadora de desenvolvimento de negócio na área das Ciências da UPTEC, anunciou o vencedor do prémio: António Ferreira, com o seu projeto "Simbiose Agricultura Indústria", que irá ter, agora, seis meses de incubação na UPTEC e acesso direto à Escola de Start-ups UPTEC.

A sessão de encerramento contou com a presença do vice-presidente e vereador para a Inovação Digital. Filipe Araújo mencionou que, independentemente do prémio UPTEC, todos os concorrentes podem ser considerados vencedores e que as ligações entre os projetos e o Município do Porto não terminam aqui, uma vez que se mantém o interesse nas ideias apresentadas e no desenvolvimento que possam vir a ter.

Filipe Araújo concluiu ainda que este concurso foi um sucesso, dado ter sido, a primeira vez, que o Município promoveu um concurso dedicado à circularidade do sistema alimentar, reforçando também a importância do trabalho em conjunto, por parte das diferentes entidades em promover este tipo de iniciativas.

O FoodLoop é uma iniciativa do Município do Porto, no âmbito do projeto CityLoops, que envolve a empresa municipal Porto Ambiente, Lipor e 2Go Out Consulting. O concurso conta, ainda, com a colaboração da 3Drivers e do IES – Social Business School.