Cultura

Fonoteca Municipal do Porto lança sessões de Escuta Ativa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

No próximo sábado, 7 de maio, às 11 horas, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) dá início a uma série de sessões de Escuta Ativa, com frequência mensal, para as quais desafiará personalidades de diversas áreas a partilhar experiências pessoais e histórias musicais, a partir de uma seleção de discos de vinil da sua coleção.

Mais do que a simples audição de um disco, com estas sessões de Escuta Ativa, de acesso público e gratuito, a Fonoteca Municipal pretende proporcionar a todos os participantes uma imersão total numa experiência de escuta e atenção, de modo a que a música seja apreciada a diferentes níveis. Proporcionando momentos de encontro e partilha de experiências em torno do interesse pela música, o espaço pretende ainda dar a conhecer o vasto acervo de discos que dispõe, na sua grande maioria provenientes de coleções doadas à Câmara do Porto pela Rádio Difusão Portuguesa e pela Rádio Renascença.

Entre os diferentes convidados já confirmados para as próximas sessões, cujas datas serão anunciadas em breve, contam-se a realizadora Cláudia Varejão e a jornalista Anabela Mota Ribeiro.

Aberta desde 2020, a Fonoteca Municipal do Porto, situada em Campanhã, é o espaço que reúne a coleção de discos de vinil da cidade, disponível para escuta livre e gratuita. No total são cerca de 35 mil discos prontos para serem ouvidos num local expressamente criado para a apreciação musical, com vários pontos de escuta. Compostas por uma enorme mostra de grande parte da produção discográfica em Portugal, as estantes da Fonoteca Municipal do Porto reúnem música nacional e internacional, poesia e até discursos políticos, de 1950 à atualidade.

Para além do acesso livre e destas novas sessões de Escuta Ativa, a FMP promove todas as quartas-feiras uma Hora de Ponta, das 18 às 19 horas, em que propõe, num ambiente informal, uma seleção de discos à volta de um tema ou estilo musical. Mensalmente, disponibiliza ainda no seu website, podcasts com entrevistas a convidados relacionados com o formato vinil ou propostas temáticas, dando a conhecer a música que compõem as estantes da sua coleção; assim como uma série de artigos, em muitos casos escritos por especialistas, com o objetivo de divulgar os discos mais icónicos da FMP.