Cultura

Fonoteca Municipal do Porto abre portas no sábado, dia 26 de setembro

  • Notícia

    Notícia

#fib_fonoteca_05.jpg

Filipa Brito

No próximo sábado, dia 26, entre as 14 e as 19 horas, a Fonoteca Municipal do Porto (FMP) vai abrir portas, data a partir da qual poderá conhecer o espaço do mais recente projeto municipal.

Inserida no complexo da Arda, em Campanhã, a FMP é simultaneamente um arquivo sonoro da cidade - representativo de grande parte da produção discográfica em Portugal, assim como discos importados, de artistas internacionais e obras de conteúdo não musical, como poesia ou discursos políticos - e um espaço público de apreciação musical.

O acervo, composto por uma coleção de mais de 35 mil discos de vinil, foi construído principalmente através das doações da Rádio Renascença e da Rádio Difusão Portuguesa, assim como de instituições e particulares que reconhecerem a importância do projeto. Dando continuidade a essa missão de arquivo e documentação, a Fonoteca Municipal do Porto continuará aberta a doações de todos os interessados.

O projeto assumirá igualmente um compromisso divulgativo e pedagógico, aberto a todos os públicos, através da produção de podcasts, artigos e mostras visuais sobre artistas, temas, géneros, entre outros, dos materiais que integram a coleção. A longo prazo, e assim que as regras impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) o permitam, a FMP oferecerá uma agenda de atividades que refletem a intenção de relacionar a história da música com a cultura contemporânea, onde se incluirão concertos de artistas convidados tendo como base o arquivo existente, programas de escuta ativa semanal, visitas escolares e residências artísticas.

No dia da abertura, a visita ao espaço estará sujeita a uma lotação de 10 pessoas em simultâneo. Durante a tarde, Renato Cruz Santos - membro da Suave Geração que tem tocado em diversos contextos recorrendo a diferentes heterónimos - e Xico Ferrão - DJ com uma carreira de três décadas, membro do coletivo "7 Magníficos" e responsável pela loja de discos usados Muzak - apresentarão uma seleção de discos resultante de um trabalho de pesquisa desenvolvido a partir do espólio da FMP.

Durante o seu funcionamento habitual será necessário efetuar uma marcação prévia para visitar o espaço e consultar o arquivo, em sessões com a duração máxima de uma hora.

A partir do dia 26 de setembro estará também online o arquivo digital no website da Fonoteca Municipal do Porto (fonoteca.cm-porto.pt).