Mobilidade

Foi hoje lançado concurso para nova empreitada do programa “Rua Direita”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi hoje lançado o concurso público para a “Requalificação da Rua das Doze Casas e Rua de Gil Vicente (parcial)”, junto do Colégio de Nossa Senhora da Paz. A empreitada enquadra-se no “Rua Direita”, um programa municipal de reabilitação profunda da rede fina de espaços públicos da cidade que carecem de intervenção.

O concurso, lançado pela GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras do Porto, tem como preço base o valor de 1.125.000 euros e as propostas podem ser submetidas até às 23,59 horas de 10 de junho, na plataforma ACINGOV, onde se encontram disponíveis todas as peças concursais.

A intervenção será de caráter transversal, contemplando revisão dos pavimentos e das redes de infraestruturas existentes, nova sinalização horizontal e vertical, mobiliário urbano e a integração de contentores enterrados para resíduos sólidos urbanos. Serão privilegiadas soluções que contribuam para o abrandamento da velocidade dos automóveis e outras que estimulem a mobilidade suave, não esquecendo uma maior disciplina dos espaços afetos a estacionamento. Outra das preocupações refere-se à eliminação de barreiras à acessibilidade.

O programa “Rua Direita” tem como objetivo devolver condições de circulação e de fruição ao espaço público e difunde-se por todo o território da cidade, contemplando além de espaços públicos, antigos caminhos rurais¸ áreas urbanas em transformação e ruas degradadas em tecido consolidado.

São 21 milhões de euros de investimento para um trabalho de "filigrana", com vista à reconversão de perto de uma centena de arruamentos, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção. Atualmente e além desta obra, encontram-se em curso seis empreitadas do programa, 21 em fase de projeto, outras duas prestes a iniciar e uma já concluída.