Cultura

Fogo de artifício de S. João vai ter mais de 19 minutos

  • Notícia

    Notícia

#fib_fogo_articifio_sao_joao.jpg

Na noite de São João, precisamente ao primeiro minuto de 24 de junho, a tradição volta a cumprir-se e o fogo de artifício vai colorir o céu sobre o rio Douro. O espetáculo piromusical na Ribeira do Porto terá, este ano, como tema "Folia em noite de paixão" e a duração de 19 minutos e 30 segundos.

O fogo de artifício será lançado no Douro, a jusante da Ponte Luiz I e até 600 metros de distância em direção à foz do rio. Serão efetuados 53.750 disparos de efeitos pirotécnicos, com uma cadência média de lançamentos de 2.756 disparos por minuto. Para acompanhá-los foram escolhidas oito músicas, a primeira das quais será "Supremacy", da banda Muse.

A diversidade piroténica está garantida, com a sua coreografia de cor, ritmo, quadros de luz e música. Haverá efeitos de fogos cruzados, sequências digitais, disparos de girassóis de múltiplas cores e ainda inovações com dourados de longa duração. Serão usados também efeitos pirotécnicos junto aos pilares da Ponte Luiz I, que proporcionarão efeitos cruzados sobre o rio. E os tabuleiros superior e inferior serão palco da já popular cascata.

O tema escolhido propõe a representação da lusitana capacidade de vencer com paixão e, através da mutação do fogo, pretende inspirar e libertar as paixões sentidas pelo público.

Antes e depois do espetáculo na Ribeira, haverá música na Avenida dos Aliados e em vários outros pontos da cidade. As festas espalham-se no Porto, na sua noite mais longa do ano (programa oficial).