Desporto

Fluvial é palco de uma das etapas de apuramento para os europeus de natação

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

amerca_equipa_feminina_polo_fluvial_2023_2.jpg

Andreia Merca

A piscina do Clube Fluvial Portuense recebe a competição masculina de polo aquático da Liga Europeia de Natação 2023/24 entre os dias 19 e 22 de outubro. O emblema da cidade recebe a qualificativa do grupo A, que contará com a participação da equipa da casa e dos vimaranenses, Vitória Sport Clube.

Na época desportiva 2022/23, o Clube Fluvial Portuense sagrou-se vice-campeão nacional de polo aquático nos escalões seniores feminino e masculino, garantindo assim o apuramento direto para as competições europeias, através da Challenger Cup.

Esta competição tem a chancela oficial da Liga Europeia de Natação (LEN) e está enquadrada numa estratégia de crescimento da modalidade em contexto europeu, promovendo qualificativas entre as formações vice-campeãs (masculinas e femininas).

A qualificativa do grupo A decorre na piscina do Fluvial de quinta a domingo e contará, para além das prestações da equipa do Porto e do Vitória Sport Clube (refira-se que os tetracampeões nacionais abdicaram de participar na Liga dos Campeões, dando privilégio à Challenger Cup), com as esquadras do AVK Triglav Krank (Eslovénia), do SC Kreuzlingen (Suíça), e do Apoel Nicosia (Chipre). A representação lusa inclui a participação da equipa do Sporting que se desloca a Istambul (Turquia) em busca do apuramento no Grupo C. Esta fase de apuramento da LEN Challenger Cup conta com a participação de 19 equipas masculinas.

Ao mesmo tempo decorre a fase de grupos feminina, entre 19 e 22 de outubro, em Sofia, na Bulgária, com a qualificativa do grupo C que contará com a participação das seniores do Clube Fluvial Portuense e ainda do Sirens ASC (Malta), do ZVK Crvena Zvezda (Sérvia), do Otter Swimming Club (Grã-Bretanha) e do KVT Lokomotiv-N.Nanov (Bulgária). Refira-se que o campeão nacional Benfica desloca-se à Chéquia (Grupo B). Esta etapa reúne as prestações de 15 equipas femininas.

De relembrar que nesta fase passam as duas primeiras formações apuradas em cada grupo (nos escalões feminino e masculino). A final masculina da Challenger Cup – a duas mãos - está marcada para os dias 6 e 27 de abril do próximo ano. Já a finalíssima feminina acontecerá entre 24 e 26 de novembro.