Sociedade

FLUP desenvolve projeto ecológico para poupar na fatura da luz

  • Notícia

    Notícia

#DR_flup.jpg

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) está a desenvolver um projeto de Eficiência Energética que tem como objetivo atualizar e instalar novos equipamentos e infraestruturas que poderão levar a uma poupança na fatura da luz até 50 mil euros por ano.

Este projeto, denominado EE+@FLUP, está a ser implementado nas instalações da FLUP e tem como principal objetivo melhorar a sustentabilidade da instituição na área da energia. Surge no contexto da candidatura da FLUP ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), que co-financia o projeto e que foi aprovada em setembro de 2017.

As alterações a efetuar nas instalações da faculdade incluem a substituição da caixilharia e vidros das janelas, a troca das lâmpadas convencionais por lâmpadas LED e a instalação de painéis solares.

Segundo Fernanda Ribeiro, diretora da FLUP, em entrevista ao JPN, este projeto assenta em duas vertentes, nomeadamente, "na redução de custos no consumo de energia e na solução de sustentabilidade ambiental".

Com a aplicação destas medidas, a instituição poderá reduzir o consumo de energia elétrica e gás natural, o que se deverá traduzir numa "redução de 38%" nos custos de eletricidade.

A conclusão do projeto está prevista para setembro de 2019. O projeto ecológico da FLUP é co-financiado em 95% pelo PO SEUR e a faculdade cobre o restante. No total, o investimento da União Europeia é de 395.574,13 euros.