Florianópolis (Brasil) e Porto poderão ficar mais perto com ligações áreas diretas
Paulo Alexandre Neves
Notícia
Uma comitiva do estado brasileiro de Santa Catarina, chefiada pelo seu governador, Jorginho Mello, foi, esta sexta-feira, recebida, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Rui Moreira. Entre outros assuntos foi discutida a possibilidade de existência, no futuro, de mais uma rota aérea direta, entre Florianópolis e o Porto.
A rota aérea direta entre a capital do estado brasileiro e Lisboa, anunciada pelo governo de Santa Catarina há três meses, foi um dos principais motivos da missão que o governador Jorginho Mello está a efetuar a Portugal. Tanto mais que o voo inaugural, pela TAP, deve acontecer já em setembro. Mas é vontade das autoridades políticas do governo estadual brasileiro e do Porto estender essa possibilidade, num futuro próximo, também com ligação direta, entre Florianópolis e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
"Esperamos que os voos diretos, que vão existir de Santa Catarina para Lisboa, se estendam também para o Porto", afirmou, no final do encontro, o presidente da Câmara, lembrando que "as duas cidades têm ligações ao mar, uma grande vocação para o turismo, são espaços seguros, de emprego e aposta nas novas tecnologias". "Olhamos para Santa Catarina como um estado exemplar no Brasil", adiantou Rui Moreira.
O presidente da Câmara, que esteve acompanhado da vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, e do seu chefe de gabinete, Vasco Ribeiro, recordou que "temos um excelente aeroporto e Santa Catarina também tem um que é um dos melhores da América do Sul. Isso já nos oferece um enorme potencial de conexão entre as duas cidades", adiantando: "Já consigo imaginar que no futuro, quem quiser viajar entre Santa Catarina e Lisboa viajará de TAP e quem quiser viajar de Santa Catarina para Porto, viajará na Azul. Estou convencido de que vamos conseguir".
Também para o governador do estado situado no sul do país irmão, há razões objetivas para realizar esta operação aérea comercial. “Notamos a fase importante que o Porto vive, sob os comandos do prefeito [presidente] Rui Moreira”, frisou ao Porto. Jorginho Mello. “Há um voo da TAP para Florianópolis. Ninguém daqui vai a Lisboa para visitar Santa Catarina. Vamos trabalhar neste assunto”, garantiu.
A ligação aérea poderá passar pelo aproveitamento dos aeroportos do Porto e de Florianópolis, com operações pela companhia Azul, que, atualmente, já faz rotas de ligação da cidade a outros destinos brasileiros.
Notamos a fase importante que o Porto vive, sob os comandos do prefeito [presidente] Rui Moreira
O governador de Santa Catarina realçou também que a sua visita aos Paços do Concelho permitiu "uma troca de experiência, apresentar Santa Catarina, um pedaço diferenciado do Brasil, com belezas naturais e grande investimento na ciência e tecnologia. É um dos melhores estados do Brasil, o mais seguro do país, com maior renda per capita, maior longevidade (mais de 81 anos de idade média da população)", acrescentou.
Após a reunião na Câmara Municipal, onde houve troca de lembranças, com Jorginho Mello a assinar também o livro de honra do Município, as autoridades de Santa Catarina visitaram o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, constatando todas as potencialidades de mais uma operação comercial aérea entre a infraestrutura aeroportuária nortenha e a capital do estado brasileiro.