Cultura

Exposição assinala os 45 anos da encenação de "A casa de Bernarda Alba"

  • Notícia

    Notícia

bernarda_alba.jpg

O FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, em parceria com o TEP - Teatro Experimental do Porto, a ESAP - Escola Superior Artística do Porto e a Escola Superior de Arte Dramática da Galiza, está assinalar com uma exposição na ESAP a estreia de "A Casa de Bernarda Alba" ocorrida há 45 anos, então com encenação do espanhol Ángel Fácio.

Essa encenação, produzida pelo TEP e que teve uma versão castelhana, constitui uma das mais importantes obras da história recente do teatro ibérico, tendo sido alvo de grande controvérsia e de aclamação internacional no seu tempo.

A exposição comemorativa dos 45 anos da estreia do espetáculo visa, sobretudo, recordar o caráter inovador da leitura cénica que propôs na altura, pelo papel de Bernarda interpretado pelo ator travestido Júlio Cardoso e pela cenografia do escultor José Rodrigues. Participaram também atores como António Reis, Manuela de Melo, Márcia Breia e Estrela Novais, entre muitos outros.

Esta iniciativa, que envolve ainda a companhia de teatro Os Goliardos e a Fundação José Rodrigues, tem patrocínio da Embaixada de Espanha em Portugal e está patente na Galeria da ESAP (Largo São Domingos, nº 80) até ao próximo sábado, dia 17.

Entrada livre.

Mais informações: tel. 223 392 130, email geral@esap.pt ou www.esap.pt