Cultura

FITEI abre amanhã com Macbeth de Shakespeare no Teatro Nacional São João

  • Notícia

    Notícia

A mais veloz das tragédias de William Shakespeare abre o pano da 40.ª edição do Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica. Até 17 de junho, um total de 19 espetáculos com múltiplas representações vai tomar conta da cidade do Porto e estender-se também a Matosinhos, Felgueiras e Viana do Castelo.

Antecedida de um encontro entre as várias gerações do festival, os parceiros e amigos, pelas 18 horas na Cooperativa Árvore, a edição com que o FITEI comemora os seus 40 anos começa pelas 21 horas desta quinta-feira, no Teatro Nacional São João (TNSJ).

Obra maldita que os mais supersticiosos preferem nem sequer nomear - referindo-se a ela como "a peça escocesa" - "Macbeth" encerra o mais sinistro dos protagonistas shakespearianos e mostra como o sonho pode converter-se em pesadelo e o paraíso em inferno.

Este "Macbeth" que agora se apresenta marca também a primeira incursão de Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, na obra dramática de Shakespeare, antes de quem "não éramos totalmente humanos nem nos conhecíamos a nós mesmos".

Com a noite de estreia já esgotada, o espetáculo ficará porém em cena durante todo o festival: 5.ª e 6.ª às 21 horas; 4.ª e sábado às 19 horas; domingo às 16 horas.

Entretanto, outra das principais apresentações deste FITEI é "Pájaro" da chilena Trinidad Gonzalez, que sobe ao palco do Rivoli logo na sexta-feira (21,30 horas) e no sábado (19 horas). A artista chilena escreveu, encenou e interpreta uma tragédia reflexiva que se move entre a comédia e o drama e que expõe o medo que os seres humanos sentem quando confrontados com a diferença.

O festival começa depois a alargar as suas propostas aos restantes palcos do Porto e de outras cidades, com uma programação que pode acompanhar aqui.

Leia também uma panorâmica sobre esta emblemática edição do mais antigo festival de teatro do país, que resulta de uma coprodução da Câmara do Porto, aqui.

/

MACBETH de William Shakespeare 

TNSJ - PORTO

1-17 JUN

QUA E SÁB 19:00

QUI E SEX 21:00

DOM 16:00

M/12

tradução: Daniel Jonas 

encenação, cenografia e figurinos: Nuno Carinhas 

dramaturgia: Nuno Carinhas, Pedro Sobrado 

desenho de luz: Nuno Meira 

desenho de som: Francisco Leal 

desenho de lutas: Miguel Andrade Gomes

preparação vocal e elocução: João Henriques 

assistência de encenação: Mafalda Lencastre 

interpretação: Diana Sá, Emília Silvestre, Joana Carvalho, João Cardoso, João Castro, João Reis, Jorge Mota, Paulo Calatré, Paulo Freixinho, Sara Barros Leitão 

produção: TNSJ