Economia

Fitch atribui confiança máxima à sustentabilidade das contas do Município do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_camara_09.jpg

Miguel Nogueira

A agência norte-americana de classificação de risco de crédito Fitch mantém a confiança máxima – ‘AAA’ – do rating relativo à sustentabilidade da dívida do Município do Porto, e reviu ainda de “estável” para “positivo” a perspetiva de cumprimento de longo prazo, evidenciando a capacidade de pagamento dos compromissos financeiros.

A avaliação ‘BBB’ corresponde aos Issuer Default Ratings (IDR) de longo prazo, mas também a curto prazo o nível se mantém em ‘F2’.

No relatório agora divulgado, a agência lembra que os ratings do Porto “são limitados pelos ratings soberanos” e este outlook da cidade é influenciado pela perspetiva geral do país, igualmente avaliada no nível ‘BBB’.

De acordo com a Fitch, o rating ‘BBB’ na emissão de longo prazo em moeda estrangeira e local indica que “as expectativas de risco de não cumprimento são atualmente baixas”. Sublinhando a “boa qualidade de crédito”, a agência reconhece que “a capacidade de pagamento dos compromissos financeiros é adequada, mas condições adversas de negócios ou económicas são propensas a prejudicar essa capacidade”.

As IDRs são classificações da “falta de cumprimento” ou da medida do risco de crédito dos emissores avaliados. Quanto menor o valor atribuído, maior a ameaça de uma empresa – financeira ou não financeira – se tornar extinta ou entrar em processo de falência ou outros processos de liquidação. Em 11 níveis, as contas do Município do Porto mantêm-se na quarta posição, tal como nos três anos anteriores.

Por outro lado, a Fitch confirma que, quando não são considerados fatores externos, isto é, ao nível do Standalone Credit Profile, a qualidade de crédito da cidade mantém-se em ‘AA’, denotando um risco de incumprimento muito baixo (o nível mais elevado é ‘AAA).

Este Standalone Credit Profile do Município, explica a agência, “reflete a combinação de uma avaliação de perfil de risco 'Midrange' e uma avaliação de sustentabilidade da dívida AAA’ [mantendo o nível anterior]”. A atribuição do nível ‘AA’ “deve-se às nossas expectativas para a métrica primária, o payback da dívida, que está no meio da faixa correspondente”, considera.

Entre os fatores avaliados, dois aparecem classificados como estando “mais fortes”: a sustentabilidade da despesa e a robustez do passivo e da liquidez.