Educação

Financial Times coloca Faculdade de Economia da U.Porto entre as 100 melhores do mundo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_entrevista_recepcao_alunos_FEP_08.jpg

Porto.

O mestrado em Gestão da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) entra este ano para a lista dos 100 melhores do mundo, segundo o ranking do Financial Times. A mesma formação integra, ainda, os Business Masters Rankings 2022 da consultora britânica Quacquarelli Symonds.

Para fazer parte da lista do Financial Times, a FEP passou por um sistema de avaliação que olhou a 18 indicadores de qualificação, em três grandes categorias: o progresso de carreira dos ex-alunos, a diversidade da instituição, e a experiência internacional e de investigação.

É na primeira categoria que se destaca a estreia da instituição portuense no conceituado ranking Financial Times Masters in Management, que, com uma taxa de empregabilidade de 100% e um salário de 43.257 dólares (36.560 euros) após três anos da conclusão da formação, se traduz numa entrada direta para o quarto lugar da tabela que avalia a carreira dos Alumni, e o 98.º na avaliação geral das melhores escolas de gestão do mundo.

Nas palavras do diretor da FEP, José Varejão, citadas pelo jornal Eco, esta estreia “é o resultado do trabalho que toda a escola tem vindo a fazer no sentido da sua renovação e internacionalização. Trata-se de mais um reconhecimento que nos estimula a continuar a trabalhar pela qualidade da formação dos nossos estudantes e das suas carreiras”.

Além da FEP, o Financial Times reconhece, também, mais três instituições nacionais: a Nova SBE, a Católica Lisbon School of Business and Economics, e a ISCTE Business School.

O mestrado em gestão da Faculdade de Economia da U.Porto foi também reconhecido pelo QS Business Masters Rankings, ocupando a 84.ª posição. Ainda entre os 100 melhores a nível mundial, a instituição coloca os seus mestrados em Marketing e em Modelação, Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão.

Os critérios que contribuem para esta classificação estão relacionados com a empregabilidade, os cargos ocupados por antigos alunos, a diversidade dos estudantes e do corpo docente, a liderança de pensamento e o conceito de “value for money” (custo do mestrado, salário dos diplomados, etc.).

A consultora britânica reforçou, ainda, a posição da Porto Business School no ranking dos melhores MBA’s do mundo, fixando-se agora entre as 250 melhores escolas do mundo e as 70 melhores a nível europeu. Segundo os QS Global MBA Rankings 2022, os programas de MBA da instituição registaram um crescimento na maioria dos indicadores analisados como empregabilidade, reputação, diversidade de género e retorno de investimento (ROI).