Sociedade

Final europeia do ClimateLaunchpad 2020 da UPTEC conta com Alumni da U.Porto

  • Notícia

    Notícia

DR#ClimateLunchpad.jpg

DR

A final nacional da edição 2020 do CLimateLaunchpad - a maior competição de ideias cleantech do mundo - revelou as três ideias vencedoras que vão representar Portugal na final internacional, que se realiza em setembro.

O evento, coorganizado pela UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto, decorreu em formato online, no dia 7 de julho.

As três propostas vencedoras são a utilização de biópsias de tecido animal para produção de um couro exótico, pela Corium Biotech, plástico recolhido por pescadores nos oceanos para criar sapatilhas, pela Skizo e uma app que monitoriza e permite diminuir a pegada de carbono, nomeadamente a My Green App, que apresenta sugestões de carbon offset.

Estas três ideias vencedoras receberam 1000 euros em formação na Ordem dos Engenheiros - Região Norte, e quatro meses de incubação na UPTEC, em regime cowork.

Ganharam ainda um bilhete para a final europeia, representando Portugal em setembro. Nesta ronda europeia, os vencedores da competição podem receber até 17 mil euros e acesso à EIT Climate-KIC Accelerator.

O ClimateLaunchpad é organizado pela UPTEC em território nacional, em parceria com a LIPOR. Esta foi a 5.ª edição do programa nacional que apoiou 47 equipas e cerca de 90 empreendedores.