Educação

Final do projeto de literacia financeira "No Poupar Está o Ganho" é emitida online

  • Notícia

    Notícia

#mno_moedas.jpg

A 10.ª edição do projeto educativo de literacia financeira "No Poupar Está o Ganho", promovido pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, termina na próxima sexta-feira, dia 19. A final do concurso, em que participam várias escolas da rede pública municipal do Porto, será pela primeira vez realizada online, com emissão em direto nas redes sociais. A iniciativa conta com o apoio e participação do Município do Porto. 

A sessão pública em que serão revelados os vencedores decorre às 17 horas, numa emissão online dedicada a todas as escolas participantes e em que também participará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nesta edição, foi dada a oportunidade ao público de se pronunciar sobre os melhores trabalhos a concurso, elegendo a turma com o melhor projeto no âmbito dos conhecimentos adquiridos sobre educação financeira, ao longo do ano.

Os resultados dessa votação serão então anunciados nesta sexta-feira, numa cerimónia que, devido às contingências atuais, não vai acontecer na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, como tem sido tradição, mas a organização garante todas as condições para que as escolas participantes, os concorrentes e respetivas famílias, e o público em geral sigam o evento pelo Facebook ou YouTube

A Câmara do Porto, reconhecendo a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar ao ensino básico e secundário, apoia a iniciativa. Para o vereador da Educação, Fernando Paulo, este projeto, especialmente concebido para as escolas, tem o grande objetivo de "promover a literacia financeira e ajudar as escolas a cumprir os referenciais de educação financeira com rigor científico, práticas pedagógicas adequadas e uma grande capacidade de envolver parceiros, gerar compromissos e mobilizar toda uma comunidade alargada para um objetivo comum: educar".

Segundo o responsável, os municípios cada vez mais assumem os princípios da "Cidade Educadora", com o objetivo permanente de fazer aprender, permitir a troca de experiências e a partilha de conhecimento.

"No Poupar Está o Ganho" vai ao encontro dos objetivos e temas definidos no Referencial de Educação Financeira promovido pelo Plano Nacional de Formação Financeira e pelo Ministério da Educação e Ciência, contribuindo de forma efetiva para a promoção da literacia financeira.

Organizado desde 2010, o projeto tem crescido de ano para ano, de forma sustentada, contando com uma adesão cada vez maior por parte dos professores e dos alunos. De acordo com o vereador Fernando Paulo, a informação positiva que o Município recebe da parte de escolas e docentes, é indicativo da mais-valia do programa e motivo suficiente para que a autarquia continue empenhada "para que a Fundação continue a sua nobre missão na promoção da literacia financeira da população, especialmente das crianças e dos jovens em contexto escolar".