Sociedade

Fim de semana traz programação de Natal no Pavilhão Rosa Mota e a magia dos mercados desta quadra

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_mercado_alegria_natal_12.jpg

Filipa Brito

São várias as opções para quem quiser aproveitar o primeiro fim de semana de dezembro nos mercados de Natal da cidade: há ideias para presentes, peças de artesanato ou sabores tradicionais da quadra festiva. A animação é garantida com histórias, oficinas e espetáculos.

O brilho e a magia do Natal já se fazem sentir no Porto: a iluminação e a tradicional árvore na Avenida dos Aliados dão um encanto adicional à cidade e lembram que a quadra natalícia se aproxima rapidamente. Este primeiro fim de semana de dezembro chega com animação variada e muitas opções para quem quiser visitar um mercado de Natal.

Desde o final de novembro que o Mercado de Natal do Porto, organizado pelo Mercado da Alegria, está instalado na Praça da Batalha, onde vai manter-se até 31 de dezembro. Está aberto todos os dias, das 10 às 20 horas. Ali não muito longe, o Mercado de Natal “Artes e Ofícios”, dinamizado pela Associação Santa Clara, realiza-se na Avenida de D. Afonso Henriques até 23 de dezembro.

Para além destes dois, o fim de semana oferece mais opções no que diz respeito a mercados relacionados com a quadra. No sábado e domingo, entre as 11 e as 18 horas, o Parque de Serralves abre as portas ao Mercado de Natal. A entrada é gratuita e ali podem comprar-se produtos gourmet, alimentos biológicos e sazonais, ou presentes de Natal criativos.

Já o Urban Market regressa ao icónico edifício do Hard Club com uma seleção de projetos de design que promete animar o Mercado Ferreira Borges com as cores do Outono e já com um cheirinho a Natal. Pode ser visitado neste sábado e domingo, entre as 11 e as 19 horas.

Apenas no sábado, das 14 às 19 horas, o Abelha – Mercado de Arte instala-se no Centro Comercial Cedofeita, com uma vasta oferta de ilustração, pintura, cerâmica e fotografia. No Ateneu Comercial do Porto, a versão natalícia do MyClomaFest – mercado sustentável de roupa em segunda mão – promove a sustentabilidade e a reutilização.

Programação de Natal no auditório do Pavilhão Rosa Mota

Mas também há Natal além das compras. Neste sábado e domingo, o auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota vai transformar-se numa espécie de Palácio de Natal, com atividades gratuitas que incluem duas sessões de contos, um espetáculo de novo circo e ainda dois concertos com reportório alusivo à quadra. Consulte a programação completa.

Todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (no máximo de dois por pessoa) na bilheteira do Pavilhão Rosa Mota a partir das 9 horas deste sábado. O acesso ao auditório requer apresentação obrigatória de certificado digital de vacinação e/ou certificado de recuperação válidos ou, em alternativa, teste PCR e/ou antigénio negativos, para espectadores maiores de 12 anos. Os menores de 12 anos estão dispensados da apresentação de teste negativo ou certificado digital. Os autotestes não serão permitidos.

Nas bibliotecas municipais, Dezembro chega com histórias infantis no sapatinho: neste sábado arrancam na Biblioteca Pública Municipal do Porto as Oficinas com Estória, com o livro “Cinco Pais Natais e Tudo o Mais”, de Manuela Castro Neves, a servir de tema para a sessão (uma primeira às 11 horas, e uma posterior às 15,30).

Na recentemente inaugurada Sala Estúdio_Perpétuo, a manhã deste sábado será preenchida, a partir das 10,30 horas, com uma oficina de postais de Natal dinamizada por Bruno Borges, pintor, ilustrador e autor de banda desenhada do coletivo Oficina Arara e responsável pelo selo editorial O Gorila. O clássico da banda desenhada “O Natal de Charlie Brown” serve de inspiração à atividade.

Compras no comércio de rua valem sacos natalícios

Para além dos mercados mais ou menos tradicionais da quadra, os portuenses e os visitantes da cidade continuam a ter à disposição todo o comércio de rua. À semelhança de anos anteriores, as compras nestes estabelecimentos são recompensadas com o acesso gratuito a sacos de papel alusivos ao Natal.

A distribuição está a ser feita, diretamente aos clientes, em dois quiosques situados no cruzamento entre a Praça de Carlos Alberto e a Rua de Cedofeita, e na Rua dos Clérigos. O procedimento é simples: mediante a apresentação de um comprovativo de compra no comércio de rua, o cliente receberá um saco, de acordo com o tamanho do artigo ou artigos em questão. Esta campanha estará na rua todos os dias, fins-de-semana e feriados, das 10,30 às 19 horas, até ao dia 24 de dezembro.