Cultura

Fim de semana preenchido e com forte adesão na Feira do Livro do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Sábado e domingo registaram uma forte adesão e a presença de muitas pessoas no recinto da Feira do Livro do Porto, cuja programação ofereceu opções para todas as idades.

Foi um domingo em cheio na Feira do Livro do Porto, com atividades para toda a família: os espaços do recinto receberam várias propostas da programação desta edição, do teatro de marionetas às conversas, das lições aos concertos, das oficinas às sessões de autógrafos com os autores presentes, entre outras.

Rita Braga e André Júlio Turquesa animaram o final de tarde de domingo no Terreiro da Casa do Roseiral, por onde já tinham passado, no sábado, a dupla Montes e o projeto Little Friend. A curadoria do ciclo Concertos de Bolso é dos Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural.

Houve apresentação de livros na Capela Carlos Alberto e cinema no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett. O ciclo Lições arrancou com sessões às 11,30 horas: “Palimpsestos: Júlio Dinis e o Espírito Romântico”, por Helena Carvalhão Buescu, no sábado, e “A Floresta das Intensidades / Romantizar o Mundo com Maria Gabriela Llansol”, por Maria Etelvina Santos, no domingo.

A animação incluiu atividades para todas as idades, dos bebés às famílias, destacando-se os Tours Literários “Um Consultório de Letras – Receituário à Moda do Porto Romântico”, no sábado, e Porto Literário “Trocado por Miúdos”, no dia seguinte.

O escritor homenageado desta edição da Feira do Livro do Porto, Júlio Dinis, foi objeto da abertura do ciclo de Conversas “Júlio Dinis, Passeios em Terras Românticas”, com coordenação de Helena Carvalhão Buescu.

E já pôde ver-se, pelo recinto, a t-shirt oficial da Feira do Livro do Porto. Como não podia deixar de ser, a t-shirt é dedicada ao autor homenageado desta edição, o médico e escritor Joaquim Guilherme Gomes Coelho, conhecido por gerações inteiras como Júlio Dinis, através de uma ilustração da autoria de Cristiano de Carvalho. Abaixo da ilustração, há ainda um nome que adensa o mistério: «Diana de Aveleda». Tão só e apenas o pseudónimo feminino do autor, com o qual iniciou a vida literária e assinou pequenas narrativas publicadas em 1862 e 1863.

Toda a programação da Feira do Livro do Porto está disponível no site oficial do evento.