Sociedade

Fim de semana na cidade com programas culturais

  • Notícia

    Notícia

#mno_azulejos_capela_das_almas.jpg

Miguel Nogueira

Espetáculos, inaugurações de exposições, visitas orientadas a vários espaços da cidade, uma fonoteca para explorar e atividades desportivas fazem parte de um variado leque de sugestões para o último fim de semana do mês de setembro.

Neste sábado e domingo, o "Porto." volta a reunir um conjunto de sugestões - privilegiando as atividades culturais - por vários espaços fechados e a céu aberto da cidade, sempre em segurança e em rigoroso cumprimento das medidas preventivas que a atual situação exige.

A começar pela iniciativa municipal Cultura em Expansão, que regressa com várias apresentações. Neste sábado e domingo, pelas 11 horas, Catarina Requeijo apresenta a peça "Muita Tralha, Pouca Tralha". Dirigida ao público infantil, o espetáculo acompanha o casal Odete e Alfredo na decisão de ir ver a sua sobrinha Manuela participar numa corrida de automóveis e foca-se na árdua tarefa de escolher. A sessão de hoje será apresentada no Grupo Musical de Miragaia, e a de amanhã, dia 27 de setembro, na Casa D'Artes do Bonfim.

No domingo, pelas 21,30 horas, está agendada uma nova sessão de "Campanhã é a minha casa", desta vez no Monte do Forte, em Azevedo. Aqui, será apresentada uma curta-metragem de Sónia Amen, seguida do clássico "Belíssima", de Luchino Visconti. Todos os espetáculos têm lotação limitada e é obrigatório o levantamento de bilhete gratuito em cada local, a partir de duas horas antes do início das atividades.

Na mesma freguesia, entre as 14 e as 19 horas de hoje, abre portas ao público a Fonoteca Municipal do Porto (FMP). Inserida no complexo da Arda, em Campanhã, a FMP é simultaneamente um arquivo sonoro da cidade - representativo de grande parte da produção discográfica em Portugal, assim como discos importados, de artistas internacionais e obras de conteúdo não musical, como poesia ou discursos políticos - e um espaço público de apreciação musical. Uma ótima sugestão para uma tarde díspar, a usufruir e a conhecer o acervo composto por mais de 35 mil discos de vinil.

Também o Quarteirão de Miguel Bombarda tem preparado, para a tarde de hoje, o arranque de novos ciclos expositivos, em 15 galerias. Dado a situação de contingência, o acesso às diferentes galerias será mais restrito, tendo em conta os ajuntamentos limitados a 10 pessoas. Para marcar o início da iniciativa, a habitual animação de rua será transferida novamente para o meio digital com o "Bombarda em Casa", através da transmissão de dois concertos - um de João Pais Filipe e outro de Angélica Salvi, às 16 e às 18 horas, respetivamente - e ainda uma visita guiada online, às 17 horas.

A propósito das Jornadas Europeias do Património, a Câmara do Porto associou-se à iniciativa e reúne um conjunto de ações que incluem visitas orientadas a coleções e exposições temporárias em diferentes equipamentos. Hoje, entre as 15 e as 18 horas, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai acolher o encontro de urbansketching "(a)Riscar o Património no Porto". Nesta que é a sétima edição do evento, haverá um encontro aberto a todos os praticantes, profissionais, amantes ou curiosos do desenho e do sketching, promovendo o registo gráfico dos locais e do tema escolhido. A atividade é de caráter gratuito e não precisa de inscrição.

Já no Pavilhão da Água, sábado e domingo, das 11 às 12 horas, há visitas livres à área expositiva, que convidam pequenos e graúdos a mergulhar em conhecimentos sobre este elemento tão fundamental às nossas vidas. Todas estas iniciativas carecem de pré-reserva, sendo dez o limite máximo de participantes por grupo.

Ainda no calendário de atividades das Jornadas, às 15,30 horas de hoje (sábado), e no domingo, às 11 horas, o Museu do Carro Elétrico comemora os 125 anos da primeira linha de tração elétrica na cidade Invicta, com descontos e visitas guiadas acompanhadas de momentos de encenação, que vão dar a conhecer a história por trás deste veículo.

Se o tempo continuar aprazível, recorde-se que, no âmbito da Semana Europeia do Desporto, a cidade preparou um conjunto de atividades de participação gratuita com o intuito de promover o desporto e os benefícios da prática regular de exercício físico. Neste sábado, entre as 10 e as 12 horas, há aulas de skate no Parque Desportivo de Ramalde, e aulas de yoga e tai-chi, entre as 10 e as 12 horas, nos Jardins do Palácio de Cristal.

Já amanhã, entre as 9,30 e as 11 horas, há uma aula de surf na Praia Internacional do Porto e, entre as 10 as 11 horas, caminhadas e aulas de exercício físico no Parque Oriental da cidade. Pode ainda realizar uma caminhada de grupo pela cidade, com arranque a partir do Jardim do Calém. Embora gratuitas, todas as atividades estão sujeitas a inscrição prévia através do email desporto@agoraporto.pt.