Cultura

Fim de semana faz-se de atividades ao ar livre, animação de rua, cinema, teatro e visitas noturnas

  • Notícia

    Notícia

#jq_animacao_zonas_pedonais_temporarias.jpg

Neste fim de semana, a festa faz-se pelas ruas da cidade e ao ar livre. Desporto, animação de rua e ainda propostas culturais com visitas guiadas, cinema e teatro fazem parte das propostas do "Porto."

O tempo veranil do mês de agosto continua a ser convidativo para atividades no espaço público. À semelhança dos últimos sábados e domingos não se abrem exceções, e as ruas da cidade estão repletas de opções de lazer para realizar em família, com amigos ou até mesmo sozinho. O importante é sair de casa e vir sentir a cidade.

As zonas pedonais temporárias estão de regresso para proporcionar o usufruto do espaço público. Com 13 artérias da Baixa do Porto dedicadas à circulação livre de peões, a medida municipal, que apela a uma mobilidade mais consciente, condiciona o trânsito automóvel entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo. 

A par da livre circulação dos peões pelos arruamentos, há ainda várias propostas de animação e desporto, todos os domingos. Nesta semana, os portuenses serão brindados com provas de bicicleta, pistas de minigolfe, aulas de esgrima, jogos de bingo e animação de rua com teatro e circo.

Também o programa municipal Dias com Energia convida à prática de atividades gratuitas de treino ao ar livre, neste sábado e domingo de manhã. Aulas de pilates, ioga, tai chi, método de Rose e programas de caminhada e exercício físico englobam as propostas oferecidas pelo Município em quatro espaços verdes da cidade.

Neste segundo domingo do mês, há ainda a novidade das caminhadas matinais, que convidam à prática de exercício físico através de dois percursos de cinco quilómetros pelo Porto.

Visitas guiadas

O ciclo de passeios guiados "À descoberta da minha rua" regressa neste domingo, desta vez com uma visita pela Rua de Cedofeita. Um convite para (re)descobrir os recantos da Invicta.

Cinema 

A pensar nos apreciadores da sétima arte, o Cinema Fora do Sítio regressa, neste sábado, pelas 22 horas, à tela do Complexo Desportivo do Monte Aventino. Realizada ao ar livre, a iniciativa apresenta, desta vez, uma sessão do filme de ação e comédia "Bad Boys para Sempre".

Teatro

No Teatro de Carlos Alberto, encontra-se em cena a peça "O Burguês Fidalgo", da companhia Teatro Palminha Dentada. Com uma sessão no sábado, às 19 horas, e outra no domingo, às 16 horas, a peça resulta de uma reinvenção do encenador Ricardo Alves da comédia-balé de Molière de 1670.

Visitas noturnas

Para terminar o fim de semana, deixa-se a sugestão para aproveitar as visitas noturnas à Torre dos Clérigos, realizadas até às 21 horas. Suba ao topo do ex-libris portuense e desfrute de uma vista panorâmica de cortar a respiração. Uma ótima opção para assistir ao pôr do sol ou ver as luzes noturnas da cidade através de um lugar privilegiado.