Cultura

Fim-de-semana de música no Cultura em Expansão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O próximo fim-de-semana de Cultura em Expansão será inteiramente dedicado à música. Na sexta-feira, 15 de outubro, a artista Liz Kosack atua na Associação de Moradores da Bouça. No dia seguinte, 16 de outubro, o projeto “Obras Portuenses da Década de 20” é apresentado pela segunda vez, desta vez no Auditório do Grupo Musical de Miragaia.

Tendo como foco a criação de música através de sintetizadores e a elaboração e utilização de máscaras em contextos performativos, Liz Kosack levará a cabo um concerto/performance que se espera inesperado e único, de acordo com a abordagem artística que tem vindo a desenvolver, que tem tanto de bizarra como de mesmerizante. Designer e instrumentista, Liz Kosack desenvolve o seu trabalho entre Berlim e Nova Iorque, integrando várias formações ligadas ao universo da improvisação e experimentação como Vax, RRR, The Liz, Meow! ou Swiss Army Knife, ao lado de músicos como Dan Peter Sundland, Jim Black, Liz Albee ou Steve Heather.

Já o projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, após uma uma primeira apresentação em Campanhã, será agora apresentado em Miragaia. Em palco, o ensemble composto por João Dias (percussão), Carina Albuquerque (violoncelo), Clara Saleiro (flauta) e Frederic Cardoso (clarinete) interpretará as obras compostas em torno dos quatro territórios centrais do Cultura em Expansão: Campanhã, com “o pé descalço da Corujeira, e um eco de qualquer coisa que se foi” de Sara Carvalho; Pasteleira com “Entre Lordelo e Foz” de José Alberto Gomes; Bouça com “inTrailsout” de Ângela da Ponte; e Miragaia com “From this side” de Igor C. Silva. Uma reflexão, traduzida na forma de música, que pretende espelhar aquilo que é a vida no Porto de hoje.

Ambos os espetáculos têm início às 19h30 e a entrada é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local do evento, a partir de uma hora antes do seu início.

Com programação até dezembro, durante todos os fins de semana, os próximos eventos do Cultura em Expansão incluem o concerto de Pop Dell’Arte; a peça “I Could Write a Song” de Nuno Lucas, interpretada por Cláudio da Silva; o projeto OraculÁreas de Ana Rocha, com as estruturas parceiras do Cultura em Expansão e os percussionistas João Pais Filipe e Pedro Melo Alves; e a segunda sessão de Roda de Histórias de Carlos Marques e Thomas Bakk.

Mais informações sobre o programa do Cultura em Expansão podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.