Cultura

Fim de semana convida a banhos, atividades ao ar livre na cidade e propostas culturais diversificadas

Com um fim de semana ensolarado pela frente, as sugestões do "Porto." passam por idas à praia, atividades de lazer ao ar livre nas ruas da cidade, exercício físico e vários programas culturais.

O mês de agosto está quase a terminar e, por isso mesmo, a proposta é de que usufrua ao máximo e, se possível, a céu aberto.

As praias da cidade continuam a ser o destino ideal para desfrutar do bom tempo durante este sábado e domingo. Graças à iniciativa de limpeza do areal promovida pelo Sea Life Porto, decorrida na passada quinta-feira no Castelo do Queijo, as praias da cidade estão ainda mais bonitas e convidativas a banhos.

Aproveitando o facto de estar pela orla marítima, e a propósito das Festas de São Bartolomeu, o convite é que visite o mercado - que decorre entre as 10 e as 19 horas - e, neste domingo, pelas 11 horas, assista ao tradicional Cortejo do Traje de Papel, que percorre as ruas da Foz do Douro.

Numa edição atípica e com dimensões mais reduzidas, o centenário desfile cumpre com todas as medidas preventivas e de segurança.

Também as zonas pedonais temporárias voltam a possibilitar o aproveitamento do espaço público, em 13 artérias da Baixa do Porto.

A medida municipal, que se prolonga até ao final do verão, pretende limitar o trânsito automóvel entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo e privilegiar a circulação livre de peões.

A complementar as zonas pedonais, no domingo há três artérias centrais da cidade - Avenida de Rodrigues de Freitas, Rua de Passos Manuel e Passeio das Virtudes - que voltam a ser palco de diversas propostas de animação.

Na programação desta semana, entre as 9 e as 19 horas, há oficinas, passeios turísticos montados em bicicletas e diversos números de teatro de rua e de marionetas a pensar em toda a família.

Se for adepto de atividades físicas ao ar livre, também os programas municipais Dias com Energia e Domingos em Forma regressam neste sábado e domingo de manhã aos espaços verdes da Invicta, com aulas de ioga, tai chi, pilates, exercício físico e caminhadas nos três percursos pedestres do Parque Oriental da cidade. Ainda há vagas disponíveis para as sessões de amanhã, dia 23 de agosto.

Visitas guiadas

O ciclo de passeios guiados "À descoberta da minha rua" regressa neste domingo com uma visita pela Rua de Passos Manuel. A iniciativa, que arrancou no início de agosto, convida a conhecer toda a história de algumas artérias emblemáticas da cidade.

Exposições

Na Alfândega do Porto encontra-se patente uma exposição digital alusiva às obras de Monet e Klimt. Constituída por hologramas e projeções a 360 graus, a mostra reúne obras dos dois génios da pintura. A entrada é gratuita para crianças até aos 5 anos de idade e encontra-se patente até dia 15 de novembro.

Teatro

O Teatro Nacional São João traz a cena a peça "Castro", uma tragédia renascentista portuguesa. Com encenação de Nuno Cardoso, a peça conta com uma enorme maquete montada em palco e fica em cena até dia 12 de setembro. Neste sábado há uma sessão às 19 horas e no domingo às 16 horas.

Cinema

Neste sábado, o "Cinema Fora do Sítio" regressa ao Complexo Desportivo do Monte Aventino e promete muitas gargalhadas com o filme de comédia "O Meu Espião", pelas 22 horas. O evento tem entrada gratuita, mas sujeito a lotação limitada.