Sociedade

Fim de semana com propostas para desfrutar em segurança na cidade

  • Notícia

    Notícia

Neste fim de semana, as sugestões do "Porto." passam por atividades de que pode desfrutar no conforto de casa ou em alguns espaços da cidade, em total segurança, seguindo sempre as medidas preventivas emanadas, que exigem o cumprimento meticuloso do plano de contingência em vigor em cada um dos locais.

Face às novas medidas decretadas pelo Conselho de Ministros, em vigor desde o dia 4 de novembro, muitas salas da cidade anteciparam os horários dos espetáculos, de forma a cumprir com os novos parâmetros estabelecidos.

Como tal, e já com um novo horário a ser praticado, o espaço Rivoli, do Teatro Municipal do Porto, estreia no Grande Auditório, neste fim de semana, a peça Estro/Watts - Poesia da idade do Rock, do Teatro Experimental do Porto.

Com direção de Gonçalo Amorim e Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), o espetáculo explora a dualidade da palavra rock e da prática poética através dos versos de alguns nomes incontornáveis da música, como Bob Dylan, Patti Smith ou Leonard Cohen.

Há sessões presenciais neste sábado, às 19 horas, e no dia de amanhã, pelas 17 horas, sendo que este último espetáculo de domingo será apresentado simultaneamente em sala e online.

Após o cancelamento das atividades programadas para o passado fim de semana, hoje à tarde, pelas 17 horas, o Cultura em Expansão leva ao auditório do Passos Manuel um cine-concerto dos Von Calhau!, onde será musicado ao vivo o filme de 1928, "O Homem Que Ri", do realizador Paul Leni. O espetáculo tem lotação limitada e é obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo dois por pessoa) duas horas antes do espetáculo.

Inaugurada no dia 30, no Gabinete do Desenho da Casa Guerra Junqueiro, a exposição "Cadernos A & B: Prelúdio e Fuga", do artista Jorge Feijão, é uma oportunidade única para descobrir uma imensa série de desenhos, de pequeno formato, entre o esquisso e o acabado, a luz e a escuridão, a velocidade e a ponderação da mão e do pensamento. Com entrada livre, mediante a lotação do espaço, e seguindo o cumprimento escrupuloso das medidas preventivas, a mostra pode ser visitada neste sábado e domingo, das 10 às 17,30 horas.

Neste fim de semana, também a música regressa à cidade, com o arranque da "Santa Casa Portugal ao Vivo", no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.

Apesar do adiamento do concerto de arranque, inicialmente agendado para dia 31 de outubro, neste sábado a iniciativa apresenta um concerto da cantora Aurea, pelas 21 horas, seguindo-se, no domingo, o espetáculo do comediante Fernando Rocha, à mesma hora. De modo a garantir a segurança de todos, cada espetáculo cumpre rigorosamente as normas impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), sendo o uso de máscara obrigatório, os lugares estarão identificados, cumprindo o distanciamento entre os espectadores e todas as entradas e saídas terão circuitos próprios, com a devida sinalização, para evitar aglomerados.

Tendo em conta as previsões meteorológicas instáveis para este fim de semana e as circunstâncias atuais, as habituais propostas de animação e desporto realizadas no âmbito das zonas pedonais temporárias, em cinco arruamentos da cidade, não vão acontecer. Contudo, a iniciativa municipal manterá estas artérias encerradas ao trânsito automóvel, permitindo aos peões circular livremente e desfrutar, de forma mais desafogada, do espaço público, mantendo assim o distanciamento físico exigido.

Prolongada até ao final do ano, a medida permite desfrutar de uma experiência de lazer e compras pelas ruas da Baixa, entre as 8 horas de sábado e as 20 horas de domingo, não descurando o cumprimento das medidas preventivas, nomeadamente o uso de máscara.

Se preferir enriquecer o seu conhecimento na história da humanidade e conhecer alguns dos objetos expostos na coleção "Culturas e Geografias", do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, o site Notícias U.Porto disponibiliza o novo podcast "Terras sem Fim".

No primeiro episódio, já disponível, e sustentado no acervo do museu, é possível conhecer a coleção da Melanésia, única na Península Ibérica, desvendando características culturais e alguns ritos associados a esta comunidade.

A pensar numa alternativa mais descontraída, mas nem por isso de menor interesse, na galeria virtual do centro comercial Alameda Shop & Spot está patente uma exposição de caricaturas do pintor Pablo Picasso. A mostra reúne 40 desenhos, que resultam da 19.ª edição do PortoCartoon-World Festival e apresentam diferentes perspetivas do aclamado pintor espanhol - também ele um caricaturista - pelo talento de artistas oriundos de mais de 30 países, aliando assim o humor à arte.