Cultura

Fim de semana com conversas, música e muita literatura na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

porto_FL_dia_1_2022_47.jpg

Porto.

A 10.ª edição da Feira do Livro do Porto avança para o seu segundo fim de semana, nos Jardins do Palácio de Cristal. O evento cultural, promovido pela Câmara Municipal do Porto, volta a apresentar uma programação diversificada com destaque para conversas, música e muita literatura. O artista Samuel Úria é um dos momentos mais aguardados do cartaz musical, com concerto marcado para sábado, às 19 horas, na Concha Acústica.

Esta sexta-feira, dia 1 de setembro, às 16h30, o auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG) retoma o ciclo de conversas "Terrivelmente Teimo em Adorar a Liberdade Livre”, com a participação de Adolfo Luxúria Canibal e Inês Fonseca Santos. Nesta conversa única, Adolfo Luxúria Canibal explora a sua obra, as suas referências literárias e outros temas relacionados com a escrita. Esta será, igualmente, uma oportunidade para apresentar o seu mais recente trabalho, "Beat", antologia organizada pelo próprio.

Às 18 horas do mesmo dia, o maestro e diretor artístico Martim Sousa Tavares e Teresa Coutinho vão estar, também eles, à conversa no Auditório da BMAG. A sessão faz parte da iniciativa “A Poesia É Feita Contra Todos”, que integra quatro conversas intensas e profundas sobre poesia, impulsionadas por Teresa Coutinho, atriz e coordenadora do projeto Clube dos Poetas Vivos. No domingo, dia 3 de setembro, na mesma hora e local, é a vez de Xullaji, poeta, rapper e ativista, se juntar a Teresa Coutinho para refletir sobre poesia e a sua relação com a sociedade.

A palavra em destaque: cantada, falada, sussurrada

Ainda na sexta-feira, às 21 horas, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, os visitantes da Feira do Livro do Porto são convidados a ouvir o "O Som da Escrita”, num concerto de J.P. Simões. O conhecido escritor musical vai encantar com a sua música e poesia num espetáculo a solo, repleto de intimismo.

Já no sábado, dia 2 de setembro, às 11h30, no Lago dos Cavalinhos, o grupo Pedro Neves Trio Hindrances sobe a palco para mais uma sessão do “Porta-Jazz ao Relento”. O concerto promete ser uma experiência única, com a participação especial do talentoso trompetista galego Javier Pereiro. Hindrances, o mais recente projeto do trio liderado por Pedro Neves, explora novas estruturas composicionais e ambientes sonoros, proporcionando momentos musicais inesquecíveis.

Às 19 horas, Samuel Úria vai “Dar Corda à Palavra” num dos 11 concertos da iniciativa que celebra a expressão. Com duas décadas de uma carreira marcada pelo punk e rock'n'roll, o músico traz o seu estilo marcante e único à Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal. Esta será uma oportunidade para assistir, gratuitamente, a um espetáculo que funde diferentes estilos e influências musicais.

No sábado e no domingo, a sala Unicer da Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe, a partir das 11h30, as sessões “Cucu! Dá, Dá!”, pensadas para incentivar bebés – com idades compreendidas entre os quatro e os 36 meses, dependendo da sessão – a descobrir as cores, as formas, os sons, as melodias e as palavras. No terreiro da biblioteca, as crianças a partir dos três anos poderão viajar pelo mundo das histórias. Nos mesmos dias e no mesmo horário, Rodolfo Castro apresenta “Contos Errantes”, uma mistura de realidade e fantasia que promete estimular a imaginação de miúdos e graúdos.

O segundo fim de semana da Feira do Livro do Porto encerra, no domingo, dia 3 de setembro, com a conferência "Ficheiros Secretos", por Luís Osório, às 21 horas, no auditório BMAG. O escritor e jornalista apresenta alguns dos seus "Ficheiros Secretos", com uma visão peculiar sobre o país e os seus personagens.