Sociedade

Fim de semana com atividades e propostas culturais sem sair de casa

  • Notícia

    Notícia

#Laurent_Philippe_RainForest_02.jpg

Laurent Philippe

Neste fim de semana, as sugestões do “Porto.” passam por algumas atividades que pode desfrutar no conforto e segurança do lar, atendendo ao cumprimento do recolhimento obrigatório durante grande parte do dia.

Face às medidas emanadas pelo novo Estado de Emergência, nomeadamente a permanência em casa e o encerramento obrigatório de todos os equipamentos e estabelecimentos – salvo algumas exceções –, entre as 13 e as 5 horas da madrugada de sábado e domingo, nada melhor do que usufruir, sem sair de casa, de algumas atividade de lazer e cultura.

Neste sábado, o Teatro Municipal do Porto apresenta mais uma sessão da estreia nacional, no Teatro Rivoli, do CNN – Ballet de Lorraine, com um programa especial dedicado ao coreógrafo americano Merce Cunningham.

A homenagem ao coreógrafo - considerado o pioneiro da dança moderna - acontece ao ritmo de uma das melhores companhias europeias da atualidade que, sob a direção de Peter Jacobsson, dança duas das mais emblemáticas obras de Cunningham: "RainForest" (1968) e "Sounddance" (1975), com David Tudor presente na composição sonora. Será ainda apresentada "For four walls" (2019), uma criação de Petter Jacobsson e Thomas Caley para o Ballet de Lorraine, que revisita texto e coreografias de Merce Cunningham e uma partitura de piano de John Cage, seu colaborador de longa data.

Embora haja uma sessão presencial hoje de manhã, às 10,45 horas, no Grande Auditório, nesta tarde, pelas 19 horas, as peças serão também transmitidas online, ficando disponíveis durante 24 horas para os portadores dos bilhetes que dão acesso, através de um código, à sala virtual do TMP Online.

Ainda neste sábado, realizam-se online as atividades paralelas à apresentação deste programa dedicado ao coreógrafo, como o "Aquecimento Paralelo", com Isabel Ariel, às 16 horas, e a aula de Maria José Fazenda, às 17,30 horas, no âmbito das sessões "Histórias da Dança". Ambas as atividades requerem inscrição obrigatória para paralelo.tmp@agoraporto.pt.

Após o adiamento do último ciclo de Inaugurações Simultâneas no Quarteirão de Miguel Bombarda, de dia 14 de novembro para dia 17, a habitual animação de rua que acompanha as novas exposições mantém-se para este sábado à tarde, mas as atividades foram transferidas para o meio digital. Desta forma, hoje à tarde, entre as 15 e as 18 horas, a programação reúne um conjunto de oficinas online sobre o mote “Artes e Ofícios”. Desenho autorretrato, joalharia contemporânea, bateria e ritmos, e uma conversa sobre desenho e processo criativo (transmitida pela página de Facebook da empresa municipal Ágora) são algumas das atividades que vão permitir uma tarde divertida e bem passada. Todas as oficinas carecem de inscrição prévia por correio eletrónico e têm número limitado de participantes.

Optando por aprofundar conhecimentos sobre a história da humanidade ou apreciar alguns dos objetos expostos na coleção “Culturas e Geografias”, do Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC.UP), o site Notícias U.Porto disponibiliza o novo podcast “Terras sem Fim”.

Já há dois episódios disponíveis que, sustentados no acervo do museu, permitem desvendar características culturais e alguns ritos associados a comunidades. No segundo episódio da série, conheça as armadilhas para tubarões utilizadas na cultura Malagan.

Se procura uma alternativa mais descontraída, que pode até desfrutar em família, na galeria virtual do centro comercial Alameda Shop & Spot está patente uma exposição de caricaturas do pintor Pablo Picasso. A mostra reúne 40 desenhos, que resultam da 19.ª edição do PortoCartoon-World Festival e apresentam diferentes perspetivas do aclamado pintor espanhol - também ele um caricaturista - pelo talento de artistas oriundos de mais de 30 países, aliando assim o humor à arte.

A pensar nos mais pequenos, os episódios da equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto, disponíveis no canal de Youtube do ”Porto.”, continuam a levar a biodiversidade até aos nossos lares.

No mais recente vídeo da série Ambiente Descomplicado é possível perceber porque é que nesta altura do ano as folhas mudam de cor. Ainda no novo episódio da série Histórias com ambiente dentro ficamos a conhecer o conto infantil “Jaime e as bolotas”. Uma ótima sugestão para manter as crianças ocupadas, durante este fim de semana, de uma forma didática.

Para concluir as sugestões para este sábado e domingo, relembramos que a empresa municipal Ágora reúne um conjunto de vídeos lançados durante a época de confinamento, que convidam os portuenses à prática de exercício físico sem sair de casa. Sob o mote #treinaemcasa estão disponíveis aulas de várias modalidades, desde dança, pilates, yoga, ginástica para séniores e crianças, entre outras.

Com um total de 43 episódios, esta é uma oportunidade para poder continuar a exercitar o corpo durante este fim de semana.