Cultura

Fim de semana chega com novo ciclo de programação no Palácio de Natal

  • Notícia

    Notícia

gco_programacao_palacio_natal.jpeg

Guilherme Costa Oliveira

Nas manhãs deste sábado e domingo, 11 e 12 de dezembro, há novas propostas para assistir e partilhar em família no Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota. Além das já habituais sessões de contos, o programa junta agora um espetáculo de dança, uma performance musical e ainda um concerto de Natal por 36 pequenos intérpretes do Coro Lira. Pelo meio, haverá também alguns apontamentos de humor, com malabarismo, equilibrismo e até a visita de uma família de palhaços.

Pelo segundo fim de semana consecutivo, o Palácio de Natal abre as suas portas para mais um ciclo de programação, com um conjunto variado de propostas pensadas para as famílias e apresentadas em ambiente controlado e seguro, no Auditório do Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

As atividades decorrem nas manhãs de sábado e domingo e têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no local.

A abrir o fim de semana, no sábado, 11 de dezembro, às 10 horas, há um conto de Saphir Cristal e uma nova fada para descobrir, a Fada de Natal. Com o seu cabelo encaracolado, o seu vestido de estrelas e o seu perfume adocicado de leite com chocolate, esta é uma história com muitas curiosidades para descobrir sobre o Natal.

Logo depois, às 11 horas, é tempo de nos deixarmos levar pelo clássico de Natal “O Quebra-Nozes". Pequenos e graúdos são convidados a entrar no mundo encantado de um brinquedo que ganha vida na véspera de Natal. A Companhia Jovem de Dança do Porto (um projeto do Centro de Dança do Porto) apresenta este bailado em dois atos, a partir de uma das obras-primas de Tchaikovsky.

E depois da magia da dança… a magia do riso

O terceiro momento da manhã integra o ciclo Natal a Rir e é apresentado pelo artista Marcos Masetti, com “DarMeCuerda”. Um espetáculo de malabarismo e técnicas de equilíbrio, onde a comédia e o humor não vão faltar.

E a fechar este sábado, (mais) uma história de encantar. “Obax, a menina que inventava cidades” é a história de uma menina africana com uma imaginação fértil, vigorosa, capaz de criar as histórias mais incríveis e mirabolantes. Vive no deserto com a sua mãe e iniciará uma busca pela árvore mais bonita do mundo. Irá conseguir terminar com sucesso esta aventura?

A partir das 12 horas, esta é a nova história contada por Kiara Terra que fechará mais uma manhã de sonho no Palácio de Natal.

Programa para domingo

No domingo, 12 de dezembro, a partir das 10 horas, a programação do Palácio de Natal inicia com uma performance musical dos Funk You Brass Band, um grupo composto por nove músicos, oriundos dos mais variados backgrounds musicais, que partilham o gosto pela música funk, pop e disco.

Logo depois, às 10,30 horas, o Bairro dos Livros apresenta o espetáculo “O Que É o Natal?”, que adapta o conto infantil da autora Raquel Patriarca e que irá ajudar os mais pequenos (e os mais crescidos) a descobrir o que é, afinal, o Natal. A partir do pequeno e curioso Pedro, os espectadores são convidados a embarcar numa viagem pelos afetos, pelos pactos de amizade, pelos laços familiares e pelas dúvidas que nascem na nossa cabeça.

E depois da viagem do pequeno Pedro, uma viagem a rir com uma “Família de Palhaços”, a partir das 11 horas. Uma família que carrega ainda mais cor e energia, contagiando todos ao redor com a boa disposição característica.

Para fechar mais um fim de semana no Palácio de Natal, nada melhor do que um concerto alusivo à quadra. Às 11,30 horas, o Coro Lira propõe “É o Natal a Chegar”, um espetáculo protagonizado por crianças, dedicado às crianças, às suas famílias e a todos os que gostam de se reunir na celebração do Natal.

Em palco estará um coro composto por 36 intérpretes do coro infantil e juvenil, com idades entre os 6 e os 16 anos.

Recordamos que todos os espetáculos têm entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (no máximo de dois por pessoa) na Bilheteira do Super Bock Arena a partir da tarde desta sexta-feira, 3 de dezembro, até às 18 horas, e sábado e domingo, a partir das 9 horas.

O acesso ao Auditório requer apresentação obrigatória de certificado digital de vacinação e/ou recuperação válidos ou, em alternativa, teste PCR e/ou Antigénio negativos, para espectadores maiores de 12 anos. Os menores de 12 anos estão dispensados da apresentação de teste negativo ou certificado digital. Os autotestes não serão permitidos.

PROGRAMA

Sábado, 11 de dezembro

10 horas

Contos

“A Fada Natal”

Saphir Cristal

11 horas

Dança

“O Quebra-Nozes”

Companhia Jovem de Dança do Porto / Centro de Dança do Porto

11,40 horas

Natal a Rir

“DarMeCuerda”

Marcus Masetti

12 horas

Contos

“Obax, a menina que inventava cidades”

Kiara Terra

Domingo, 12 de dezembro

10 horas

Performance musical

Funk You Brass Band

10,30 horas

Contos Encenados

“O que é o Natal?”

Bairro dos Livros

11 horas

Natal a Rir

“Família de Palhaços”

Cia. Tripulariante

11,30 horas

Concerto

“É o Natal a Chegar!”

Coro Lira