Educação

Filmes de animação de alunos do Porto exibidos em festival dos Direitos da Criança na Turquia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Na data em que se assinala o Dia Universal dos Direitos da Criança, 20 de novembro, chega ao fim mais uma edição do International Children’s Rights Film Festival, cuja programação contou, este ano, com as curtas-metragens de animação “Dentro da escola | Pensando no mundo” e “Olhar para o Nada” (2020/21) realizadas por alunos das escolas públicas do 1.º ciclo do Porto.

Os dois trabalhos foram desenvolvidos no âmbito do programa educativo municipal Porto de Crianças, sob orientação e produção do Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto. Os filmes podem ser visualizados online através do link do festival.

Em edições anteriores deste festival foram exibidos os filmes “Nuno e a Sereia” (2017/18); “A Dança das Máscaras” (2017/18), na edição de 2019, e “As culturas que vêm de longe” (2018/19), na edição de 2020.

O festival decorreu na Turquia entre 12 a 20 de novembro. A sua origem remonta ao ano de 2010 na cidade de Bursa, na Turquia, e tem como objetivos fundamentais garantir a divulgação dos direitos das crianças a uma comunidade mais vasta de pessoas e instituições, formar defensores dos direitos das crianças, e consciencializar o público a nível internacional sobre os problemas das crianças, não apenas na Turquia, mas também no mundo. O evento pretende ainda dar saliência aos valores universais da Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), com ênfase nas demonstrações artísticas e culturais, produzidas pelas crianças envolvidas nos projetos.

Prémio do júri UNICEF em Itália

Igualmente relevante foi o prémio arrecadado pelo filme “Histórias Enroladas”, realizado no âmbito do Projeto Criações Artísticas, promovido pelo município em 2018/19, e que foi selecionado pelo júri UNICEF no Festival Internacional de Curta-metragens Corti a Ponte, que teve lugar em Itália, em maio.

O júri deliberou a favor da curta-metragem com a seguinte fundamentação: “Um sonho entre as páginas de um livro memorizado e desenvolvido com imagens alegres e coloridas num jardim no fundo do mar como espaço... Um excelente trabalho de animação, criativo e original, onde personagens imaginativos e heterogéneos convivem em harmonia. Neste filme, estão traduzidos os seguintes direitos da CDC: artigo 13 ... a criança tem direito à liberdade de expressão; artigo 28 ... direito à educação; artigo 31 ... direito de brincar e a ter atividades criativas” (tradução livre).

A cidade do Porto, enquanto membro do programa Cidades Amigas das Crianças, cujo reconhecimento foi atribuído ao município pela UNICEF Portugal em 2019, procura incentivar as crianças e os jovens a participarem das decisões sobre suas vidas e apoia o desenvolvimento de habilidades por meio da observação, orientação e prática.