Sociedade

Filme dos alunos da Escola Básica do Viso ganha prémio no CINANIMA

  • Notícia

    Notícia

Nuno_Sereia.jpg

O filme "Nuno e a Sereia", realizado pelos alunos da turma do 4.º ano da Escola Básica do Viso, foi premiado no CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho.

Realizado sob a orientação do Centro Lúdico de Imagem Animada/ANILUPA, da Associação de Ludotecas do Porto, o filme mereceu uma menção honrosa na categoria Prémio Jovem Cineasta "pela sua criatividade, plasticidade e coesão narrativa".

O projeto Cinema de Animação, desenvolvido no âmbito do programa educativo municipal Porto de Crianças, desenrola-se em contexto de sala de aula. Através dele e sob orientação dos técnicos do ANILUPA, em estreita articulação com os professores, os alunos realizam filmes de animação, percorrendo ao longo do ano letivo um conjunto de etapas essenciais à sua formação pessoal e escolar, desde a observação e pesquisa temática à realização prática de técnicas de animação, construção do storyboard e do filme.

Dessa forma, os "jovens cineastas" experienciam formas de estar e pensar sustentadas na curiosidade, na perseverança, no respeito, na aceitação do erro, no desenvolvimento do sentido estético, no espírito de observação, na imaginação e no pensamento crítico.

Este projeto, de que pode saber mais aqui, regista já um espólio de 82 filmes, 12 prémios conquistados, 34 exibições em festivais da especialidade nacionais e internacionais e o envolvimento de 1 487 alunos nos últimos 10 anos.