Cultura

Filme de Leonor Teles sobre o Porto conquistou o júri no Festival Internacional de Cinema de Veneza

  • Notícia

    Notícia

#mno_festival_veneza_14.JPG

Miguel Nogueira

O filme sobre a cidade do Porto realizado por Leonor Teles a convite da Câmara do Porto conquistou o júri do Festival Internacional de Cinema de Veneza e foi considerado a melhor curta-metragem europeia em competição no certame.  

Nascido a partir do programa municipal Cultura em Expansão, "Cães que ladram aos pássaros", que é protagonizado pela família portuense Gil, foi exibido na secção competitiva Orizzonti e acabaria nomeado ontem pelo júri do Festival de Veneza para os European Film Awards 2019.

Este trabalho surgiu na sequência de uma residência artística feita por Leonor Teles no Porto, a convite do Município, e nele a realizadora foca a história da família Gil no enquadramento da atual transformação da cidade e com as suas envolventes da pressão imobiliária e social.

A exibição de "Cães que ladram aos pássaros" colhera desde logo grande entusiasmo aquando da sua exibição em Veneza, há dois dias, culminando ontem com a distinção e nomeação pelo júri do prestigiado festival que hoje termina na cidade italiana.