Educação

Filme de animação de alunos do 1.º ciclo premiado em festival na Croácia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Olhar_para_o_nada.jpg

Olhar para o Nada

Tem como título “Olhar para o nada”, foi realizado em 2020/21 pelos alunos do 4.º ano da Escola Básica Carlos Alberto – Agrupamento de Escolas Rodrigues de Freitas, e foi recentemente premiado no Festival Internacional de Cinema de Animação VAFI & RAFI, na Croácia.

O filme foi duplamente distinguido: não só obteve um honroso segundo lugar na categoria VAFI MINI (>10), como também arrecadou o Prémio Blue VAFI, que tem a particularidade de ser atribuído aos filmes que promovem os direitos das crianças.

A partir do “contacto com o haiku, uma forma poética de origem japonesa, as crianças, retidas em casa pela pandemia, observaram o mundo pela janela e mergulharam nas memórias para criar poemas, que, ao voltar para a escola, juntaram neste filme”, sublinhava o júri do concurso.

“Olhar para o nada”, acrescentava a avaliação, “apresenta o mundo infantil e fala honestamente sobre coisas que são importantes para as crianças. Através deste filme, vemos em ação o direito das crianças de se expressarem livremente através de vários meios de expressão – palavra, imagem e animação – com ponderado apoio e orientação dos adultos.”

Este filme, também laureado em 2021 com o Prémio Golden Honorable Mention no Festival HALO ECHO, na Polónia, foi ainda selecionado para o International Children's Rights Film Festival ICRFF na Turquia.

Integrado no programa educativo municipal Porto de Crianças, o projeto de cinema de animação, promovido pelo Município do Porto e orientado pelo Centro Lúdico da Imagem Animada/ANILUPA da Associação de Ludotecas do Porto, soma, assim, mais um prémio ao seu já vasto espólio, que pode ser consultado na cinemateca digital ANILUPA.