Cultura

Filme-concerto “Os Faroleiros” em estreia no Batalha

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Filme_Faroleiros_01.JPG

DR

O restauro de "Os Faroleiros" (1922), raridade do cinema mudo português, é apresentado em estreia no Batalha na quarta-feira, 22 de março, às 21h15. Conta com uma nova composição sonora encomendada a Daniel Moreira e interpretada ao vivo pelo quarteto de cordas The Arditti Quartet, a convite do Centro de Cinema.

Em torno de Rosa (alojada no farol após a morte do pai no mar), do faroleiro João Vidal, por quem ela nutre sentimentos, e de António Gaspar, um outro faroleiro que vive arrebatado pelo ciúme, desenvolve-se uma narrativa apaixonante que navega entre o afeto e a violência, sempre com o mar como elemento omnipresente.

"Os Faroleiros" é uma ambiciosa produção dos anos 1920, restaurada no âmbito do FILMar, projeto operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, parceira e impulsionadora desta iniciativa, com o apoio do programa EEAGrants 2020/2024.

Rodado nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico e realizado por Maurice Mariaud (que no filme interpreta o papel de João Vidal), o filme esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede.

Os bilhetes estão à venda no Batalha Centro de Cinema e na Bilheteira Online.