Cultura

Filmaporto vai apoiar com 20 mil euros cinco projetos produzidos na cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_filma_porto_film_commission_03.JPG

Filipa Brito

Através de bolsas de apoio à produção em cinema, a Filmaporto — film commission, a nova plataforma da empresa municipal Ágora, irá financiar anualmente cinco projetos realizados integralmente na cidade.

As cinco bolsas, no valor de 20 mil euros cada, serão concedidas, mediante concurso, a propostas de cinema de ficção e documental, séries, cinema experimental e ensaio. A fase de candidaturas para a primeira edição das Bolsas Filmaporto decorre entre 6 e 27 de julho.

Existem duas modalidades de apoio, dirigidas a diferentes públicos e nomeadas a partir de duas figuras ímpares da cidade, António Neves e Edmond Pascaud, fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto.

À bolsa Neves podem candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores residentes fora do concelho. Em 2021, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud.

O júri que procede à avaliação das candidaturas em ambas as modalidades é composto por Américo Santos (cineclubista, produtor, distribuidor, programador no Festival Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira e proprietário da sala de cinema Cinema Trindade), Paulo Cunha (historiador do cinema português, docente e investigador) e Filipa Reis (produtora e realizadora cinematográfica).

Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.

A apresentação das candidaturas é feita exclusivamente por via eletrónica, para o endereço info@filmaporto.pt, a partir de 6 de julho, e o regulamento pode ser consultado no site da Filmaporto.

A Filmaporto — film commission, que foi apresentada aos agentes do setor na passada terça-feira, tem como principal objetivo impulsionar o Porto como território de produções cinematográficas. Além do apoio financeiro a projetos produzidos na cidade, a sua atividade passa por promover a cidade junto de agentes nacionais e internacionais, facilitar filmagens através do apoio logístico e técnico e garantir formação contínua e especializada a profissionais.