Cultura

Filmaporto apresenta sessões mensais no Batalha Centro de Cinema

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

mno_inauguracao_batalha_02.jpg

Miguel Nogueira

A partir de março, uma vez por mês, o Batalha Centro de Cinema acolhe as Sessões Filmaporto dedicadas a cineastas do Porto e a projetos filmados na cidade.

Com o objetivo de disponibilizar um espaço e condições técnicas para a exibição — gratuita e aberta ao público — dos filmes que não tiveram espaço de apresentação na cidade, as Sessões Filmaporto acontecem na última quinta-feira de cada mês, às 19h15.

As obras exibidas serão selecionadas pela Filmaporto através de uma convocatória que teve início esta semana, a 9 de janeiro, e permanece aberta até 27 de setembro.

Podem ser inscritas curtas ou longas-metragens produzidas por cineastas residentes no Porto ou filmadas na cidade nos últimos dois anos — que não tenham sido previamente apresentadas no Porto em sessões abertas ao público e que, à data da candidatura, não tenham prevista uma estreia comercial na cidade. As candidaturas devem ser submetidas por email, de acordo com as diretrizes da convocatória.

O Batalha vai, também, acolher eventos promovidos por agentes da indústria cinematográfica, proporcionando um ponto de encontro para profissionais do cinema. Nesse sentido, a Filmaporto poderá disponibilizar salas para a realização de testes de visionamento, visionamentos de imprensa, encontros, entre outras iniciativas.