Educação

Filhos dos trabalhadores municipais vêm à Câmara "à descoberta das profissões"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O último dia das férias da Páscoa fez-se de partilha e de novos conhecimentos para os filhos dos trabalhadores municipais, que participaram na iniciativa "à descoberta das profissões". Ao longo do dia, os jovens puderam conhecer profissionais da Câmara do Porto e descobrir, de perto, áreas do seu interesse.

Esta iniciativa, que acontece pela primeira vez no Município, foi pensada para os filhos dos trabalhadores que estão a frequentar o 9.º ano de escolaridade e têm que decidir que área de estudo vão escolher para o Ensino Secundário.

Foi possível esclarecer várias dúvidas com profissionais do Município, que estavam com "muita vontade de os conhecer", conforme explicou a vereadora dos Recursos Humanos.

Segundo Catarina Araújo, "procuramos [na Câmara] contribuir, diariamente, para o bem-estar e conforto dos nossos trabalhadores. Mas queremos ir mais longe e estar, também, cada vez mais próximos de quem é tão importante no seu dia a dia: os seus filhos".

Durante a manhã, os jovens foram acolhidos no Porto Innovation Hub, uma plataforma para o fortalecimento do ecossistema de inovação da cidade, onde ficaram a conhecer o que se faz no Município do Porto e exploraram diferentes profissões.

Já de tarde, contactaram, diretamente, com o ambiente real de trabalho de uma das profissões que escolheram, na expetativa de adquirirem novos conhecimentos e mais certezas para o futuro.

Catarina Araújo reforçou, ainda, que "estes jovens, ao escolherem passar connosco o último dia de férias da Páscoa, estão, sem dúvida, a mostrar o seu empenho e determinação para fazerem escolhas pensadas e bem estruturadas, o que diz muito sobre cada um deles e, possivelmente, do futuro que os espera, que desejamos seja de muitas conquistas".

Promovida pela Direção Municipal de Gestão de Pessoas e Organização, em colaboração com a Divisão Municipal de Talento e de Promoção da Empregabilidade, esta iniciativa decorreu no âmbito do plano de ação definido na sequência do Estudo de Clima Organizacional, que permitiu conhecer a satisfação dos trabalhadores, e visa contribuir, positivamente, para a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal dos mesmos.