Ambiente

Fevereiro é o mês ideal para semear cenouras e tomates

  • Inês Reis

  • Notícia

    Notícia

#fib_temos_1_arvore_para_si_19.jpg

Nos vídeos da série Biodiversidade em Casa, a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto continua a dar sugestões para aproveitar o tempo de confinamento mantendo cuidados os jardins e as hortas caseiras.

Desta vez, o convite passa por arregaçar as mangas e experimentar semear tomates e cenouras, fomentando assim o consumo de alimentos orgânicos.

Sendo fevereiro o mês indicado para iniciar as culturas deste fruto e legume, as duas sementeiras têm gostos similares e apreciam uma boa exposição solar, solos bem drenados, leves e ricos em matéria orgânica. E a melhor parte é que podem ser plantadas no quintal, no jardim ou até mesmo num vaso, no interior ou exterior de casa, desde que as restantes condições estejam reunidas.

Ainda que existam algumas diferenças entre as duas sementes, o processo de cultivo é bastante semelhante: basta utilizar terra macia, que reúna uma mistura nutritiva, e depois espalhar as sementes uniformemente, cobrindo, de seguida, com uma fina camada de terra, ou apenas espalhando-a de forma a tapar totalmente as sementes.

No caso dos tomates, os copos de iogurte, por exemplo, são ótimos recipientes para germinar as sementes. Quando estas atingirem cerca de 15 centímetros de altura, já é possível transplantar os tomateiros para o solo ou para um vaso de maior dimensão.

Por fim, basta regar e ir mantendo os cuidados necessários durante três meses, para que, durante o verão, já seja possível provar as suas próprias plantações em saladas ou na confeção de outros pratos nutritivos e frescos, próprios desta estação do ano.

Para descobrir os restantes vídeos protagonizados pela equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto aceda ao YouTube do portal Porto. ou siga as hashtags #debinoculosnosofa, #historiascomambientedentro, #biodiversidadeemcasa, #atelierdaboavida, #ambientedescomplicado e #naturezaabrincar.