Cultura

Festival Termómetro com concertos gratuitos na Biblioteca Almeida Garrett

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_festival_termometro.jpg

DR

Ornatos Violeta, Silence Four, Linda Martini, Mazgani, Noiserv, B Fachada ou Capicua são alguns dos nomes que, desde 1994, passaram no Termómetro, um concurso dedicado a bandas emergentes em Portugal. A 28.ª edição já arrancou e chega ao auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett na noite desta sexta-feira, dia 8, a partir das 21h30.

Promovido pela Cego, Surdo e Mudo Produções e dirigido pelo criador deste formato, o apresentador de rádio e televisão Fernando Alvim, o evento seleciona 24 grupos de entre todas as candidaturas e divide-os por dez etapas, realizadas em diferentes cidades. São, depois, apurados cinco para a final, de onde sai o nome vencedor.

A terceira paragem da digressão apresenta, no Porto, as atuações de três projetos concorrentes: Biloba, Marianne e Inês Apenas. Pelo palco vão passar, ainda, como banda convidada, os Baleia Baleia Baleia.

O Festival Termómetro 2024 começou no passado 1 de março, em Portel, e também já esteve no Sabugal. Depois do Porto visitará Matosinhos, Aveiro, Alcochete, Odemira, Guarda, Lamego e Óbidos, antes da final, em Lisboa.

A etapa portuense tem acesso gratuito, mas requer bilhete, que pode ser levantado durante o próprio dia na receção da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, desde as 10 horas e até completar a lotação (190 lugares). As portas do auditório abrem às 21 horas.